15 de outubro – Sinpro realiza Live em homenagem a Paulo Freire e em comemoração ao Dia do Professor e da Professora

O educador Paulo Freire dizia que educar é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato cotidiano. E neste processo de eterno aprendizado que o Sinpro realiza uma Live no dia 15 de outubro, às 19h30, em comemoração ao centenário de Paulo Freire e ao Dia das Professoras e dos Professores.

Devido à pandemia da Covid-19, pelo segundo ano seguido esta data, que em anos anteriores era motivo para a aglomeração da categoria em um momento festivo, será virtual, mas mantendo a mesma alegria.

Durante a Live política, pedagógica e cultural teremos apresentações artísticas, como música, dança, teatro, poesia e representações políticas da CUT, CNTE, IEAL, UNE e do Sinpro. Também teremos a participação de estudantes da rede pública de ensino que, com seu jeito descolado, farão suas homenagens aos educadores e educadoras. A professora Maria Vilarinho nos presenteará com uma dança indiana em homenagem a todos(as) que partiram, mas que continuam vivos nos nossos corações; a professora Queila Branco, da EC 10 de Ceilândia, vai contar uma história de Paulo Freire criança; o ator Richard Riguetti, o Andarilho da Utopia, vai falar de Paulo Freire, do educador que ainda nos dias de hoje nos emociona e nos impulsiona a continuar lutando por uma educação libertadora; e educadores e educadoras poetizando Paulo Freire.

Também teremos a apresentação de uma grande ciranda (Cirandar com Paulo Freire no Fora Bolsonaro), atividade realizada no dia 2 de outubro; da banda de estudantes do Centro de Ensino Especial 01 de Taguatinga; além da Banda Som de Classe, que fará uma homenagem aos educadores e educadoras, mostrando a força da luta da nossa categoria.

“A ideia é que esta Live seja alegre, leve, poética e que possa nos encorajar a continuar a luta. Será uma Live para que possamos celebrar o nosso dia 15 de outubro, porque nós, mesmo em tempos de pandemia e negacionismo, continuamos educando para a vida, para um mundo mais fraterno, que respeite a diversidade e a pluralidade das culturas de todos os povos. Bora freirear, esperançar, cantar e se emocionar com a gente!”, ressalta a coordenadora a Secretaria de Assuntos Culturais do Sinpro, Eliceuda França.

O convite fica estendido a todos(as) para que possam participar da Live, que será transmitida pelas redes sociais do Sinpro. Durante toda a atividade serão registrados os comentários, fazendo um momento muito bonito de encontro com a nossa categoria, com os estudantes e com a nossa comunidade.