Esporte, cultura e luta na comemoração dos 46 anos do Sinpro

O próximo sábado, dia 15 de março, terá programação imperdível em comemoração aos 46 anos do Sinpro. Na agenda, a X Corrida do Sinpro e, logo após, show do grupo brasiliense Samba Urgente. A concentração para a X Corrida será às 18h, na praça do Buriti, com largada às 19h. O Show musical será realizado no mesmo local. O evento é gratuito e aberto, inclusive, para professores(as) e orientadores(as) educacionais que não se inscreveram na Corrida.

 

“Há 46 anos, o Sinpro nasceu da coragem de educadores e educadoras que ousaram desafiar a ditadura. Hoje, nos mantemos mais fortes que nunca, nas ruas e nas salas de aula, lutando por um projeto de sociedade onde a educação pública é prioridade. Comemorar essas mais de quatro décadas com a X Corrida do Sinpro e o show da Banda Samba Urgente não é por acaso: esporte e cultura também são resistência”, afirma o coordenador da Secretaria de Cultura do Sinpro, Bernardo Távora.

>> Leia também: Kits da X Corrida do Sinpro disponíveis até dia 14/3

 

A diretora do Sinpro Leilane Costa, também da Secretaria de Cultura, lembra que os eventos fortalecem a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!. “Esporte e música também são protesto. A gente reúne a categoria e lembra que somente com unidade e mobilização avançaremos na nossa campanha salarial, que quer a valorização dos professores e das professoras, dos orientadores e das orientadoras educacionais; mas quer também uma educação pública socialmente referenciada”, afirma.

Já Fatinha Almeida, diretora do Sinpro que também compõe a Secretaria de Cultura do Sinpro, lembra: “Nossa comemoração traz também um alerta: sem educação pública de qualidade, não há futuro. E sem professores valorizados, não há educação de qualidade”. A dirigente sindical ainda reforça que a categoria do magistério público se reunirá em assembleia geral no dia 27 de março, às 9h, no estacionamento da Funarte.

 

>> Leia também: Reestruturação do plano de carreira dobra vencimento base da categoria

 

A Cara de Brasília

O primeiro álbum de estúdio do grupo Samba Urgente foi gravado no ano passado. Começou como uma roda de amigos que decidiu ocupar os espaços públicos usando a música para promover a aproximação entre as pessoas. Iniciaram em bares e em pontos de ônibus e, mais tarde, se reuniam mensalmente no Setor Comercial Sul, em rodas de samba que duravam até o amanhecer, ou nos domingos, no Eixão do Lazer.

 

Edição: Vanessa Galassi

 

Veja também:

Inscrições encerradas para a X Corrida do Sinpro