15 de junho – Dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa

O dia mundial da conscientização da violência contra a pessoa idosa foi criado pela OMS, para conscientizar as pessoas sobre a violência física, como abuso e maus tratos físicos; violência por negligência ou abandono, que os priva de medicamentos, cuidados de higiene e proteção contra o frio ou o calor; violência econômica praticada por familiares, pessoas conhecidas – ou até desconhecidas – que se apropriam do dinheiro e dos bens adquiridos pelo idoso durante a vida.

Este é um dos objetivos do Junho Violeta, mês voltado à reflexão sobre essas questões.

A discriminação, além de ser uma violência, pode causar graves consequências à saúde das pessoas mais velhas.

É triste concluir que violência contra idosos é um projeto de governo, seja ele federal ou distrital. “Neste dia em que somos levados a refletir sobre as condições de vida dos mais idosos, lembramos que a dupla taxação dos aposentados promovida pela reforma da previdência, aqui no DF, é uma forma de violência contra esse grupo. Há quem tenha perdido até R$ 800 nos proventos líquidos”, lembra a diretora do Sinpro Silvia Canabrava.

“Faz mais de sete anos que os(as) aposentados(as) não têm nenhum tipo de ganho financeiro – pelo contrário, só têm perdas. Isso também é uma forma de violência contra idosos”, completa a diretora Elineide Rodrigues.