13º CTE: Sinpro discute futuro do trabalho e organização sindical de 14 a 16/11

Começa nesta sexta-feira (14/11) o 13º Congresso dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação – Palestina Livre. Com o tema “Nova Organização Sindical, Transformações no Mundo do Trabalho e Luta de Classes”, o evento segue até domingo (16/11), no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB).

O assunto do 13º CTE propõe discussão urgente. As transformações no mundo do trabalho, impulsionadas pela crescente da economia de plataforma – que traz consigo a flexibilização e a retirada de direitos, a informalidade e a superexploração do trabalho –, vêm acontecendo de forma nítida, acentuada e, principalmente, acelerada. Elas impactam a educação nas ferramentas pedagógicas, nos conteúdos, na multiplicidade de recursos e também na saúde mental dos(as) trabalhadores da educação e dos(as) estudantes.

Esse cenário será amplamente discutido pelos trabalhadores e trabalhadoras da educação credenciados ao 13º CTE, que durante os três dias do congresso também se desafiarão a repensar as estruturas do Sinpro. O objetivo é debater o estatuto do sindicato para adequá-lo aos novos desafios impostos, tornando necessário adaptar a organização sindical a este novo tempo.

Palestina Livre
O 13º CTE leva o nome de Palestina Livre porque, entre os desafios do mundo de hoje, um dos principais é garantir a autodeterminação dos povos; a soberania dos povos sobre seu território e seus recursos naturais; o direito dos povos de viver livres de violência e extermínio, realidade essa vivida nos territórios palestinos.

É importante observar que conflitos armados como os que acontecem contra o povo palestino – e em vários lugares do mundo, como em diversos países da África – trazem a expressão máxima da imposição de um domínio geopolítico e econômico que se traduz em exploração, impactando diretamente no recrudescimento de direitos, inclusive trabalhistas.

Cobertura
Durante os três dias do 13º CTE, o Sinpro realizará ampla cobertura do evento nas redes e no site do sindicato.

A iniciativa tem como objetivo fazer com que os debates promovidos no 13º CTE cheguem a todas as pessoas que se interessam em discutir a educação e a organização sob uma perspectiva inovadora, abrangente e capaz de atender às demandas sociais.

Veja as teses apresentadas ao 13° CTE

 

Veja a programação completa:

14 DE NOVEMBRO | SEXTA–FEIRA

16h – Início do credenciamento

19h – Solenidade de abertura Hino Nacional
Escola de Música de Brasília com Myrla Muniz acompanhada do violoncelista Ocelo Mendonça

Mesa de abertura
Sinpro-DF / CNTE / CUT / MST / UBES / CONTEE / SAE / CLDF / ADUNB / UNB

Homenagem ao povo palestino
Com a Embaixada da Palestina (Fares Nakhlah e David Sanches) e a Federação Árabe Palestina-FEPAL (Robson Cardoch Valdez)

19h45 – Aula Magna: Caminhos da Educação Diante das Transformações no Mundo do Trabalho
Com Márcio Pochmann – Professor da Unicamp, ex-presidente do IPEA e atual presidente do IBGE

21h – Leitura e aprovação do Regimento Interno

22h – Coquetel de encerramento/Exposições
Voz e Violão com Lucas Baraúna

 

15 DE NOVEMBRO | SÁBADO

8h às 9h – Café da manhã

9h às 10h – Painel Conjunturas
Conjuntura internacional
Com Robson Cardoch Valdez – Secretário de Relações Internacionais da Fepal, é economista formado pelo The College of Staten Island – CUNY (EUA), doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor e pesquisador do Núcleo de Estudos Latino-Americanos/IREL-UnB.

Conjuntura nacional
Com Olgamir Amancia – Professora aposentada da SEEDF e ex-diretora do Sinpro-DF. Doutora e mestre em Educação pela UnB. É professora da UnB. Líder do Grupo de Pesquisa Insurgências: laboratório e investigações em extensão e direitos humanos-PPGDF/CEAM/UnB. Conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher-CNDM.

Conjuntura local
Com Gabriel Magno – Professor da rede pública da SEEDF, ex-diretor do Sinpro-DF e da CNTE. Atualmente é deputado distrital na Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

10h – Intervenções do plenário

11h às 12h30 – Apresentação e defesa de teses

12h – Encerramento do credenciamento

12h30 – Intervalo para o almoço Atividade cultural
Com Haila Ticiany

13h30 às 17h30 – Debate da Reforma Estatutária

18h – Lançamento do 2º Caderno “É Preciso Ser Antirracista” do Sinpro, e preparação para a Marcha Nacional das Mulheres Negras
Coordenação Secretaria Assuntos de Raça e Sexualidade

Pré-lançamento da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”
Coordenação Secretaria de Assuntos e Políticas Para Mulheres Educadoras

19h – Show AFRO com Nanã

 

16 DE NOVEMBRO | DOMINGO

8h às 9h – Café da manhã

9h às 12h – Debate da Reforma Estatutária

12h30 – Intervalo para o Almoço
MPB voz e violão com Gabriel Barros

13h30 – Assembleia Estatutária para aprovação das mudanças no estatuto, moções e plano de lutas

17h – Encerramento/Café

 

Edição Vanessa Galassi