13 de dezembro – Dia Nacional do Cego

A luta contra todo tipo de preconceito e discriminação tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade, apesar de toda onda conservadora espalhada pelo mundo, e o dia 13 de dezembro se coloca nessa agenda como o Dia Nacional do Cego. Instituído em julho de 1961, por meio do Decreto nº 51.045, a data marca um importante passo para a diminuição dos preconceitos que rondam as pessoas com deficiência visual.

A data serve para vigorar os princípios dos Direitos Humanos, que visa os fundamentos de igualdade e solidariedade para todos os seres humanos. A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou apenas parcial da visão, e esse problema, que pode ser congênito (com o nascimento) ou adquirido, representa, para muitos, uma grande limitação. Entretanto, diversas técnicas de aprendizagem e de inserção no mercado de trabalho permitiram que a deficiência visual se tornasse apenas um pequeno detalhe diante da capacidade de seus portadores.

É um grande engano pensar que os deficientes visuais não podem realizar várias atividades. A pessoa cega pode realizar tudo que uma pessoa sem qualquer tipo de problema realiza, como estudar e trabalhar.

O Sinpro luta por um mundo cada vez mais justo e respeitoso, e que os(as) deficientes visuais tenham os mesmos direitos que todo(a) brasileiro(a), a exemplo da implantação de legislações que garantam métodos de ensino específicos para crianças e adultos com deficiência visual, através do sistema braille.

MATÉRIA EM LIBRAS