12 de março: dia do(a) bibliotecário(a)

No dia 12 de março de 1882 nasceu Manuel Bastos Tigre, aquele que se tornaria o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Por essa razão, o dia do Bibliotecário e da Bibliotecária foi instituído pelo decreto 84.361 de 1980.

De acordo com a pesquisadora Ana Suely Lopes, Tigre formou-se em engenharia em 1906, resolveu fazer especialização em eletricidade nos EUA nesse mesmo ano, e lá conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que criou o sistema de Classificação Decimal. E, em 1933, Manuel Bastos Tigre tornou-se bibliotecário.

Tigre prestou concurso para ser bibliotecário do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Com a pesquisa sobre Classificação Decimal de Dewey, pasosu em primeiro lugar.

Em 1945, foi transferido para a Biblioteca Nacional, e em seguida foi trabalhar na Biblioteca Central da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde trabalhou até depois de sua aposentadoria.

Parabéns a todos os bibliotecários e todas as bibliotecárias do Brasil. E muito obrigado a Manuel Bastos Tigre por sua contribuição social e cultural para o país.