12 de junho – dia de combate ao trabalho infantil

O dia 12 de junho é o dia nacional e internacional de combate ao trabalho infantil. Essa data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. Assim, precisamos potencializar nossos esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

Dados do Painel de Informações Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil dão conta de que em todo o ano de 2022, 2.324 crianças e adolescentes foram encontrados em situação de trabalho infantil no Brasil, ou seja>  o trabalho realizado por indivíduos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 anos, ou o trabalho realizado por indivíduos de 16 e 17 anos em atividades ou condições proibidas pela legislação.

Desse total de 2.324 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, 1.174 foram flagradas nas piores formas: carregando peso, usando ferramentas perfurocortantes, operando máquinas perigosas, dentre outros. A maioria dos flagrantes de trabalho infantil ocorreu nos setores de comércio e reparação de veículos (oficinas automotivas) e no comércio varejista.

A secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti), Katerina Volcov, afirma que os números alarmantes refletem a desigualdade social. “Aquela criança ou adolescente já sofreu uma série de violações”, descreve.

 

Criança trabalhando está fora da escola

No ano de 2022, cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes ficaram fora das salas de aula. O trabalho infantil é uma das causas dessa evasão escolar. O estudo Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes, realizado pelo Ipec para o UNICEF, apontou que dos entrevistados ausentes da escola, 48% afirmam ter deixado de estudar “porque tinham de trabalhar fora”.

O trabalho infantil tem relação direta com a evasão escolar. Muitas crianças em condição de pobreza e miséria deixam de ir à escola para, com seu trabalho, colaborarem com o sustento da família – realidade que vinha sendo superada com o projeto do Bolsa Família, que foi abandonado com o golpe de 2016, mas que vem sendo retomado no terceiro governo Lula.

O curta animado Vida Maria (abaixo) aborda o tema

MATÉRIA EM LIBRAS