11 de setembro: Dia Nacional do Cerrado

A comemoração do Dia do Cerrado, em 11 de setembro, é uma conquista dos anos 1990 cuja importância aumenta à medida que a destruição do bioma aumenta.  A data foi estabelecida por um Decreto de 20 de agosto de 2003 em homenagem ao ambientalista e um dos fundadores da Rede Cerrado, Ary José de Oliveira. O objetivo é o de conscientizar sobre a importância da conservação do segundo maior bioma da América do Sul — com área que se estende por pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados, e abrange cerca de 22% do território brasileiro.

O Cerrado é considerado o “berço das águas” no Brasil, onde estão as nascentes das maiores bacias hidrográficas, elementos necessários para garantir água para o país. No Senado, parlamentares têm se mobilizado para incentivar e informar sobre a necessidade de preservação do Cerrado. Além disso, ao estabelecer o Dia Nacional do Cerrado, o governo brasileiro tinha também em vista impulsionar a sociedade e os governantes a criar estratégias de conservação do domínio.

O uso sustentável e a conservação da vegetação devem caminhar juntos. Esse e outros são motivos para que a data tenha como foco a promoção da conscientização ambiental, econômica e social sobre os recursos naturais do Cerrado. No Distrito Federal, o Dia Nacional do Cerrado é a data que marca o encerramento da Semana do Cerrado, comemorada entre os dias 5 e 11 de setembro.

A Semana do Cerrado foi instituída no Distrito Federal pela Lei nº 1.417/1997, de autoria da ex-deputada distrital Lúcia Carvalho (PT). Quinze anos depois, a Lei nº 4.939/2012, de autoria do ex-deputado distrital Joe Valle (PDT), institui e inclui no calendário oficial de eventos do DF a Semana do Cerrado para ser realizada, anualmente, em setembro. Mais uma década se passou e, em 2022, foi sancionada a Lei nº 7.053, de autoria do deputado Chico Vigilante (PT), que incluiu a Semana do Cerrado no calendário letivo da rede de ensino do Distrito Federal.

Para o Sinpro, a data é importante porque leva às escolas a necessidade de apresentar esse tema desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Com a valorização desse tema na educação, as crianças, os adolescentes, enfim, os jovens, terão, desde cedo, essa preocupação com a preservação do cerrado. Além de ser uma data de comemoração, é uma responsabilidade ter compromisso com a preservação desse bioma.

“As escolas são fundamentais para este trabalho de conscientização da importância do Bioma Cerrado, assim como de todos os biomas do Brasil. O trabalho com essas temáticas está previsto no Currículo em Movimento”. afirma Iolanda Rocha, ex-diretora do Sinpro, professora da Escola Classe Lajes da Jiboia, Ceilândia, e atuante na Educação do Campo, ela é ativista socioambiental.

No entendimento Iolanda, “precisamos cuidar do Bioma Cerrado e com certeza teremos jovens e adultos comprometidos com a preservação da natureza e com tudo que diz respeito à comunidade de vida no Planeta Terra”, finaliza.

MATÉRIA EM LIBRAS