11 de Setembro: Dia Nacional do Cerrado

No dia 11 de setembro é celebrado o dia Nacional do Cerrado e em tempos de crise de falta de água em alguns estados brasileiros, uma verdadeira caixa d’água no coração do Brasil traz esperança para a geração de recursos hídricos do País. O Cerrado, considerado um berço das águas, tem uma importância estratégica para o abastecimento e manutenção de uma rica biodiversidade. No Dia Nacional do Cerrado, celebrado nesta quinta-feira, o Sinpro exalta o valor do segundo maior ecossistema brasileiro e trabalha pelo desenvolvimento sustentável do Cerrado por acreditar que é possível aliar produção e conservação do meio ambiente.

Foi também com esta preocupação que o Sinpro inaugurou as instalações do Espaço Chico Mendes, um Centro de Referência em Educação Socioambiental, na Chácara do Professor. O Espaço Chico Mendes se propõe a promover trocas e difusão de conhecimento e práticas ambientalistas saudáveis para a comunidade escolar, movimentos sociais e universidades. A Chácara é usada há 33 anos pela categoria como centro de formação, mas somente a partir da última gestão do Sindicato que foi possível consolidar a construção do projeto.

O novo espaço é constituído por uma praça com quatro áreas para uso pedagógico; um Centro de Formação; uma Oca (espaço aberto para cirandas, reuniões, aula ao ar livre); um Salão Multiuso; e Sanitários Compostáveis, que não usam água. Todos esses equipamentos próximos uns dos outros. A categoria poderá usá-los para atividades pedagógicas e para oficinas de formação dentro da temática ambiental relacionadas ao cerrado e preservação, mas com a responsabilidade ecológica.

Importância do Cerrado

O Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. Ao mesmo tempo, é considerado um hotspot mundial para a conservação da natureza (alta riqueza de biodiversidade e extremamente ameaçado).

Nas últimas décadas, de acordo com dados do IBAMA/MMA, houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais. Atualmente, apenas 3% do Cerrado está efetivamente protegido em unidades de conservação (UC).

A conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de UC’s.

As ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas (exclusivas deste bioma), e 2.500 espécies animais. O Cerrado é biologicamente a região de savana mais rica do planeta, sendo responsável por 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira. Ocupa um quarto do território nacional e é um importante elo entre outros quatro biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal).

É diante de toda esta riqueza e importância que o Sinpro entrou na luta pela preservação do Cerrado.

Com informações da WWF Brasil