Paulo Freire: comemoração dos 103 anos de um legado transformador na educação

No dia 19 de setembro de 2024, celebra-se o 103º aniversário natalício do educador, Patrono da Educação Brasileira e do Distrito Federal, Paulo Freire, nascido em 1921 em Recife, Pernambuco. Reconhecido globalmente por suas contribuições revolucionárias para a educação e alfabetização de adultos, Freire continua a impactar profundamente o campo educacional em diversas partes do mundo, incluindo aí o Brasil e o Distrito Federal.

Maria Madalena Tôrres, professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE-DF) e membro-fundadora da diretoria do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia (Cepafre), destaca a importância do legado de Freire ao refletir sobre a trajetória da instituição. Fundado em 2 de setembro de 1989, o Cepafre completou 35 anos este ano, mas suas raízes remontam a uma experiência desenvolvida, em 1985, por estudantes de mestrado da Universidade de Brasília (unB). A professora Maria Luiza Pinho Pereira e seus colegas, incluindo aí Erasto Fortes Mendonça e Laura Maria Coutinho, foram pioneiros na implementação de métodos freirianos na Escola Normal de Ceilândia.

A trajetória do Cepafre é marcada por desafios, incluindo a falta de investimento financeiro dos governos locais. Apesar dessas dificuldades, a instituição já alfabetizou mais de 16 mil pessoas e manteve a parceria com diversas organizações, como o Sinpro-DF, o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Educação do DF. O apoio contínuo da UnB desde 1985 tem sido fundamental para a sobrevivência e o sucesso da instituição.

O trabalho do Cepafre, centrado na abordagem freiriana das palavras e temas geradores, continua a oferecer educação de qualidade para jovens e adultos. Apesar da escassez de recursos financeiros e da necessidade de emendas parlamentares ainda pendentes, a dedicação de voluntários e sócios-fundadores tem garantido a continuidade da missão educacional.

“Hoje, por exemplo, todos e todas que atuam no Cepafre é volunário e voluntária porque não temos recursos financeiros para nada. Não há nenhum recurso para financiar nenhuma turma. A gente está aguardando duas emendas parlamentares, ambas dos deputados distritais Chico Vigilante e Gabriel Magno (PT), mas ainda não foram liberadas. Aguardamos ansiosamente para que isso se materialize e nosso trabalho possa dar frutos mais uma vez”, afirma Madalena.

A revolução freiriana na educação brasileira

Paulo Freire é amplamente reconhecido por sua abordagem inovadora, que promove a conscientização crítica e a aprendizagem dialógica. Sua obra seminal, “Pedagogia do Oprimido”, transformou a pedagogia ao propor um modelo educativo em que educador e educando colaboram como parceiros no processo de aprendizagem. A pedagogia de Freire defende a educação como um instrumento para a emancipação social e política, desafiando as estruturas tradicionais e incentivando a participação ativa dos alunos.

No Brasil, a influência de Freire é evidente em todos os níveis de ensino, desde a educação infantil até o ensino superior. Suas ideias ajudaram a moldar políticas educacionais e práticas pedagógicas voltadas para uma educação mais inclusiva e equitativa.


Impacto no Distrito Federal

No Distrito Federal, a influência de Freire é significativa nas políticas educacionais e práticas pedagógicas. Muitas instituições adotam métodos freirianos para promover uma educação mais participativa e engajada. Projetos educacionais e programas de formação de professores frequentemente fazem referência à pedagogia de Freire, refletindo seu impacto nas estratégias de ensino e aprendizagem locais.

Eventos e debates acadêmicos sobre educação frequentemente revisitam o legado de Freire, reafirmando sua relevância para educadores e gestores educacionais. O aniversário de Freire serve como um momento para refletir sobre os avanços e desafios da educação na região, celebrando as contribuições de um educador que continua a inspirar mudanças positivas.

Legado global

O impacto de Paulo Freire transcendeu fronteiras, estabelecendo-se como um marco na educação global. Seus métodos e conceitos foram adotados e adaptados em diversos contextos culturais e socioeconômicos ao redor do mundo. Freire influenciou movimentos educacionais em países da América Latina, África e Ásia, oferecendo uma abordagem universal para a educação voltada para a justiça social e a autonomia dos indivíduos.

Organizações internacionais e movimentos sociais frequentemente citam a pedagogia de Freire como uma referência essencial para práticas educacionais que visam a transformação social. Seus métodos ajudaram a moldar programas de alfabetização, desenvolvimento comunitário e políticas educacionais em várias regiões.

Madalena Tôrres ressalta que, embora a obra de Freire continue a ser um referencial importante, muitos ainda desconhecem sua influência no Brasil. Ela critica a desinformação que circunda seu trabalho e a resistência enfrentada por educadores que não conhecem a profundidade da contribuição de Freire para a educação.

“Ao celebrarmos os 103 anos de Paulo Freire, é essencial reconhecer a profundidade e a amplitude de seu legado. Freire não apenas transformou a educação no Brasil e no Distrito Federal, mas também deixou uma marca indelével na educação global. Suas ideias continuam a inspirar educadores e movimentos sociais em todo o mundo, reafirmando a relevância de sua visão para uma educação que promove a liberdade, a crítica e a justiça social”, conclui Tôrres.

Para a diretoria colegiada do Sinpro, a comemoração do aniversário de Freire é uma oportunidade para celebrar suas conquistas e o impacto duradouro de suas ideias na construção de um mundo mais educado e igualitário. O legado de Freire segue como uma fonte de inspiração para futuras gerações na busca por uma transformação educacional significativa.

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