06 de agosto – Dia Nacional do Profissional da Educação

Dentre os vários pensamentos de Paulo Freire, o educador afirmava que “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Neste processo de transformação do mundo e de formação das novas gerações, o(a) profissional da educação tem um papel fundamental. Neste 6 de agosto, nada mais justo que homenagear estes(as) trabalhadores(as) pelo Dia Nacional do Profissional da Educação.

A data foi criada em 2014, de acordo com a Lei nº 13.054/14, para trazer maior valorização tanto aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais quanto aos(às) demais profissionais de assistência, como diretores(as), coordenadores(as), supervisores(as), secretários(as), responsáveis pela cozinha, entre outros, principalmente do âmbito escolar, fase essencial da formação dos novos estudantes.

A educação é a principal ferramenta de mudança social e a base para qualquer profissão que se possa almejar. Diante disto, todos(as) os(as) profissionais que atuam para transmitir, ensinar e dar acesso ao conhecimento merecem reconhecimento e valorização pelo trabalho que exercem, ainda mais diante de períodos difíceis, exemplo da pandemia da Covid-19. Neste período os profissionais da educação precisaram se reinventar e adaptar todos os processos com a certeza de que só por meio do trabalho seria possível continuar ofertando uma educação de qualidade.

A diretora do Sinpro Berenice Darc ressalta que o trabalho exercido pelos(as) profissionais da educação contribui para a formação das novas gerações e para a transformação da sociedade em um lugar melhor para todos e todas, com cidadania, respeito, justiça, paz e prosperidade, alcançados por meio do conhecimento e de uma educação de qualidade. “Profissionais da educação são responsáveis por formar trabalhadores para as novas gerações. Bons educadores complementam o papel dos pais em casa e ajudam a formar profissionais éticos, com senso de cidadania e respeito aos direitos humanos”.

MATÉRIA EM LIBRAS