Sinpro debate a reestruturação no atendimento das Escolas Parque e Escolas Classe

O Sinpro convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para uma reunião nesta sexta-feira (23), às 10h, na sede do sindicato, para debater a reestruturação no atendimento das Escolas Parque e Escolas Classe (Tributária). A reunião é uma resposta à proposta apresentada pela Secretaria de Educação do DF em promover uma educação em tempo integral com um número mínimo de estudantes, projeto que excluiria grande parte dos estudantes das Escolas Parque.
Para o diretor do Sinpro Polyelton de Oliveira, caso o projeto da SEE seja concretizado, os 70% dos estudantes das escolas públicas do DF que hoje tem acesso a uma Escola Parque deixarão de ser contemplados. Hoje, 43 escolas são atendidas nas 5 Escolas Parque e a meta da secretaria, respeitando o novo modelo, é de apenas 17 escolas atendidas a partir de 2017. Além de promover um processo de exclusão dos estudantes, o projeto excluiria também uma comunidade escolar inteira, exemplo do Varjão. No novo modelo, a região administrativa não seria atendida, já que a Escola Classe do Varjão, que tem uma situação de vulnerabilidade, não teria acesso a uma Escola Parque.
A Diretoria Colegiada do Sinpro é contra todo e qualquer projeto que seja implantado de forma impositiva, totalitária e sem o devido debate com os maiores interessados, que são os estudantes, pais e a comunidade escolar. O projeto Educação em Tempo Integral, proposto pela SEE, vai totalmente contra o projeto original de Escola Parque proposto pelo educador Anísio Teixeira. No modelo original, cada região administrativa teria uma Escola Parque, oferecendo o benefício para todos os estudantes.