Simpósio musical do CED 04 dá show de talento

Teatro, música e dança foram as ferramentas escolhidas pelo professor Kléristhon Guimarães para trabalhar a interdisciplinaridade com seus alunos. Em 7 anos do projeto “O Teatro promovendo a interdisciplinaridade no Ensino Médio”, o professor já reuniu mais de quatro mil alunos de escolas públicas em apresentações por toda a cidade, começando no CEF 619 de Samambaia, passando pelo Centro de Ensino Médio Setor Oeste e agora no CED 04 do Guará.

Para o professor, o teatro é uma forma eficaz de aumentar a motivação dos alunos e diminuir a evasão escolar enquanto se discutem temas relevantes da atualidade. Para a apresentação desse ano, o tema escolhido foi o “universo das telecomunicações”, e o palco foi o auditório da Escola Parque 308 Sul. Nove turmas e quase 500 alunos se esforçaram para produzir os sete espetáculos que compunham a apresentação.

No auditório lotado da Escola Parque 308 Sul, a platéia acompanhava com muita animação a contagem regressiva que marcava o início do II Simpósio Musical Interdisciplinar do CED 04 do Guará. O primeiro número, “Os melhores da 7ª arte”, feita por alunos do terceiro ano, usava a apresentação do Oscar como premissa para um divertido desfile de esquetes sobre clássicos do cinema, pontuadas por números musicais e informações sobre a evolução do cinema. Outras turmas interpretaram o tema do evento com apresentações que falavam sobre vários aspectos das telecomunicações, de sua história aos vícios modernos que ela provoca, com espaço para um momento de saudade pela praça que costumava ser o centro de compartilhamento de informação.

As peças são resultado de um trabalho que começou nos primeiros dias de aula, com a elaboração do tema e a pesquisa sobre o assunto, seguidos de reuniões de roteiro, definição de coreografias e muitos, muitos ensaios. Mas a julgar pelo entusiasmo contagiante dos atores e da platéia, é trabalho que valeu a pena.