22 de setembro: dia mundial sem carro

No dia 22 de setembro em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro.  O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Aqui em Brasília, o Sinpro-DF, Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF) e outras entidades apoiam a iniciativa e organizam, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Semana da Mobilidade Sustentável. Além de vários eventos de rua teremos debates e seminários abordando os vários aspectos da mobilidade sustentável. Entre os debates estão: Ciência: Interconexão da Mobilidade com Meio Ambiente (emergência climática e poluição); Saúde (física e psicológica); e Economia (circulação da riqueza, estresse dos trabalhadores, logística da infraestrutura, indústria, etc).

Fará parte da mesa de discussões, além do Sinpro, IPEA, SOS Clima Terra, OPAS/OMS/ONU, Rodas da Paz, CUT-DF e Fenasepe. O evento será realizado nos dias 20 de setembro e 11 de outubro, das 14h às 16h30, no Auditório Águas Claras. Participem! Mais informações no site sosclimaterra.org e diamundialsemcarro.org.br