SEDF invalida circulares que cassam direitos políticos dos(as) docentes temporários(as)

Representante da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) entrou em contato com a diretoria colegiada do Sinpro-DF, nesta quarta-feira (27), para informar que invalidou as circulares e outros documentos que cerceiam o direito político dos (as) professores (as) do contrato temporário de participarem das atividades convocadas pelo Sindicato, como greves, paralisações, atos e manifestações públicas, enfim, todo tipo de mobilização.
A informação vinda da SEDF dá conta de que o Governo do Distrito Federal (GDF) irá respeitar o direito de participação dos (as) professores (as) do contrato temporário e efetivos. A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que os (as) professores (as) de contrato temporário gozam dos mesmos direitos dos (as) efetivos (as) na condição de trabalhadores quanto a lutar por mais conquistas e mais direitos e avisa que eles e elas devem participar das atividades todas as vezes que forem convocados (as).
Os (as) dirigentes sindicais afirmam que as deliberações resultantes das negociações que tratam das reposições devem ser aplicadas de forma igualitária para toda a categoria como sempre ocorreu.  E lembram que, embora o regime de trabalho do (a) professor (a) efetivo (a) seja diferente do  regime do (a) temporário (a), a Constituição Federal, que legisla sobre o direito de greve e participação em paralisações, é para todos e todas.
Assim, a diretoria colegiada do Sinpro-DF reafirma que os (as) professores (as) do contrato temporário devem participar de todos os atos, manifestações, paralisações, greves e demais atividades convocadas pelo Sindicato. Reitera também que os (as) professores (as) efetivos (as) não aceitarão, em hipótese alguma, ser substituídos pelos (as) professores (as) do contrato temporário em atividades do Sindicato, conforme está escrito nos documentos editados pela SEDF e que o GDF está tornando sem efeito.
Confira a seguir, os documentos que estão sendo invalidados: