Professores(as) aposentados(as) avaliam resultado da luta

Centenas de professores e professoras compareceram à reunião no auditório da Imprensa Nacional, durante a tarde de quarta-feira (30), para pontuar as conquistas alcançadas na greve e, principalmente, a necessidade de empenho e mobilização da categoria para que o governo do DF cumpra os compromissos assumidos durante a paralisação. Segundo o diretor Washington Dourado, a discussão em torno da tabela salarial e a dívida que o governo tem com a categoria serão analisadas. “Não há hipótese de aceitar uma tabela salarial sem a possibilidade de contemplar os professores aposentados. Este e outros temas serão discutidos com o governo em setembro”.
Outro tema abordado foi a TIDEM para aqueles que aposentaram em 2008 e desde então têm acumulado prejuízo com a incorporação desta gratificação proporcionalmente com a totalidade da TIDEM para esses aposentados. “Uma das vitórias alcançadas na greve foi que os salários serão corrigidos. A expectativa é que em julho já esteja valendo e os que vierem a se aposentar terão a TIDEM integral, até que ela seja totalmente incorporada. Os aposentados tiveram garantida a paridade”, diz a coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados do Sinpro, Isabel Portuguez, enfatizando que outros pontos foram conquistados durante a greve. “O Artigo 15 será resolvido; o plano de carreira foi melhorado; o auxílio saúde de R$ 200 foi uma conquista; os aposentados que se aposentaram por invalidez e tiveram os salários reduzidos terão o valor corrigido, garantida pela Emenda 70. Ou seja, temos conquistas a comemorar”.
Fique atento – Os cursos de formação terão continuidade: de 2 a 5 de julho será aberta uma turma para a Fase 1, e de 20 a 23 de agosto uma turma para a Fase 2. Os dois cursos serão realizados em Caldas Novas. A partir de agosto também serão abertas novas turmas para o curso de informática e mais 3 turmas do curso de formação. Fique atento!