Outras Pautas aprofunda debate sobre os 50 anos do golpe militar

IMG_8387Os 50 anos do golpe militar foram debatidos na noite desta terça-feira (20), durante a quarta edição do Outras Pautas. Durante os três blocos do programa, realizado no teatro da Escola Parque 308 Sul, o médico e professor Gilney Viana e o jornalista e ativista político Beto Almeida falaram sobre a ditadura militar e foram unânimes ao afirmar que é preciso debater e lutar pela democratização da mídia e da informação. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Comunitária Cidade Livre (NET, canal 12) e será disponibilizado no site do Sinpro.

“O tema não só é atual como precisa ser entendido pela sociedade. Existe uma ditadura midiática que impede a sociedade de entender o golpe e como a imprensa foi partícipe da ditadura, coloca várias barreiras com o objetivo de esconder verdades. Quando o Outras Pautas traz o tema à tona, traz de volta estas verdades históricas e oferece uma oportunidade de democratizar a mídia e a informação, mostrando o que de fato aconteceu”, argumenta Beto Almeida, que é presidente da TV Comunitária e membro da Junta Diretiva da La Nueva Televisión Del Sur (Telesur) e da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.

Vítima do regime marcado pela censura que estabeleceu no Brasil uma ditadura militar até 1985, legalizou a tortura e combateu com violência quaisquer manifestações em prol da democracia, Gilney Viana, que é coordenador do projeto Direito à Memória e à Verdade, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, contou experiências vividas durante o período e falou sobre a importância de se debater o tema. “Ainda que tardio, é necessário apurar a ditadura porque implica na nossa sociedade até hoje. O tema é atual porque muitas coisas que acontecem hoje são resquícios do golpe. Devemos manter a luta, estar sempre atentos a novas tentativas de golpe e pagar as dívidas históricas que trazemos do passado. A nossa unidade é fundamental para fazer uma democracia justa e o Sinpro auxilia neste processo de democratizar a informação e mostrar a verdade, omitida pela grande imprensa”.

No último bloco os diretores Claudio Antunes e Cleber Soares, que intermediaram a mesa, abriram espaço para perguntas de estudantes, professores e convidados. O Outras Pautas é idealizado e realizado pelo Sinpro com o objetivo de ampliar o debate com a categoria e com a sociedade sobre temas relevantes para o avanço da democracia.