Por administrador em 24/fev/2014

Olimpíada de português abre inscrições nesta segunda-feira (24)



A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro existe desde 2002 com o objetivo de aprimorar as habilidades de leitura e de escrita de alunos de escolas públicas, além de servir como programa de formação continuada para professores de português. A iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social recebe e seleciona os melhores textos de estudantes de todo o país. As inscrições para a edição deste ano estarão abertas a partir de segunda-feira (24/2) e continuam até 30/4 pelo site. A inscrição deve ser feita por um professor e a Secretaria de Educação também deve aderir.

O tema das redações é sempre “o lugar onde vivo”, e  a modalidade varia de acordo com a série do estudante. No ensino fundamental, alunos de 5º e 6º anos participam no gênero poema; para 7º e 8º anos, ficam reservados textos de memórias literárias; para o 9º ano, crônica. No ensino médio, estudantes da 1ª série escrevem crônica, enquanto os de 2ª e 3ª série redigem artigo de opinião. As escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras até o dia 15 de agosto.

Os professores recebem material de apoio para orientar a participação dos alunos. O processo seletivo é composto por cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e  nacional. A comissão estadual vai selecionar os 500 melhores trabalhos, 125 de cada gênero. Nesta fase, os professores e alunos recebem medalhas de bronze, livros e participam de oficinas de leitura e de escrita. A etapa final será em Brasília e anunciará os 20 vencedores. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, notebooks e impressoras. As escolas dos vencedores serão equipadas com um laboratório de informática com dez computadores, uma impressora, projetor, telão e livros.

(Do Correio Braziliense)

Imprimir