Por administrador em 16/out/2014

No Dia do Professor, deputados defendem valorização da categoria



Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (15), Dia do Professor, deputados destacaram a importância dos educadores e pediram mais respeito e valorização à categoria.

Um dos autores do requerimento de homenagem, o deputado Chico Alencar (RJ) informou que há mais de 2,3 milhões de professores e professoras no País, cujo ofício atinge direta ou indiretamente dois terços da população. “No Brasil, a tarefa de educar é absolutamente fundamental, ampla e nacional. Daí o absurdo de, em 2014, termos ainda cinco estados que não cumprem a lei do piso salarial nacional (Lei 11.738/08), de R$ 1.697,39 por 40 horas de trabalho.”

Para Chico Alencar, o professor tem a tarefa de ser exemplar, e isso exige um empenho de corpo e alma. “É com o avanço dessa categoria que o Brasil vai avançar”, destacou o parlamentar que também é professor.

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor. Dep. Chico Alencar (PSOL-RJ)
Chico Alencar: há mais de 2,3 milhões de professores no País, que atingem direta ou indiretamente dois terços da população.
Na opinião da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (TO), também autora do requerimento, a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) neste ano constitui um importante passo para a busca da qualidade do ensino e da valorização dos profissionais da área. “Há anos o Brasil não possui uma lei capaz de definir a macrogestão no setor, definindo responsabilidades aos municípios, aos estados e à União. Várias metas estão consagradas no PNE, e a destinação de 10% do PIB para a educação tem importância estratégica. O desafio é o de garantir condições de trabalho que permitam a qualidade do ensino e o respeito ao exercício do direito de aprender de cada aluno”, informou.

O deputado Izalci (DF), outro a sugerir a sessão solene, disse que a homenagem se dirigia a homens e mulheres que, mesmo diante de todas as adversidades, escolheram a profissão de ensinar. “Tive uma educação primorosa em todos os aspectos, mas gostaria de destacar que isso só foi possível porque os professores na época eram mestres respeitados pela comunidade, pelos governos e, sobretudo, pelos alunos.”

Sessão Solene em homenagem ao Dia do Professor. Dep. prof. Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO)
Professora Dorinha: a aprovação do Plano Nacional de Educação é um importante passo para a valorização dos profissionais da área.

Izalci acrescentou que o exemplo do respeito e da valorização tem que vir de cima. “Infelizmente, o que vemos no Brasil são professores tratados com violência física e moral, porque a inversão de valores neste País é hoje algo assustador. Como podemos exigir de nossas crianças e adolescentes que respeitem seus mestres se o Estado os trata com desprezo?”, indagou.

O presidente Henrique Eduardo Alves encaminhou mensagem ao Plenário destacando a necessidade de mudanças na educação do País. “É fato largamente conhecido que um dos principais entraves ao desenvolvimento do Brasil é a precariedade do nosso ensino, realidade que em grande parte resulta do descaso histórico a que os professores têm sido relegados. Tal realidade precisa mudar com urgência, pois sem remuneração compatível com a sua importância, sem motivação e com baixa autoestima nossos professores jamais conseguirão reverter o quadro dramático da educação pública nacional”, declarou.

Íntegra da proposta:

(da Agência Câmara)

Imprimir