Por administrador em 23/maio/2014

Inscrições para o Enem 2014 terminam nesta sexta (23)



O prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 termina às 23h59 desta sexta-feira (23). Estudantes interessados em ingressar no ensino superior, devem acessar a página do exame pela internet e efetuar a inscrição. Cabe ressaltar que o pagamento da taxa de R$ 35 pode ser efetuado até as 16h do dia 28 de maio.

Entre as novidade desta edição de 2014, o hotsite do exame trouxe ao candidato um passo a passo de como efetuar a inscrição.  Embora essa novidade permita uma maior clareza e acesso às informações, muitos estudantes ainda possuem dúvidas e dificuldades durante o processo.

Alguns obstáculos enfrentados pelos candidatos derivam de problemas operacionais. Por isso, a dica é acessar o site de inscrições fora dos horários de pico. Apesar do alerta aos estudantes, o Inep afirma que o site está preparado para suportar até 200 mil acessos simultâneos.

Além disso, caso o candidato esqueça sua senha de acesso ao sistema, é preciso acessar novamente o site de inscrição para que seja feito o reenvio por e-mail ou via SMS. Já as alterações de dados cadastrais, cidades de provas e opção de língua estrangeira, só serão permitidas durante o período de inscrição.

Ainda durante o processo, os candidatos que visualizarem qualquer mensagem de erro durante a inscrição recomenda-se atualizar a página do navegador. Se o problema persistir é preciso que o usuário efetue a operação em outro navegador.

Critério de seleção

A nota do Enem pode ser usada para participar de vários programas, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

(Do Portal Brasil)

Imprimir