GDF começa a pagar pecúnias de professores aposentados e discute outros pontos de acordo após greve

 
 
A Comissão de Negociação do Sinpro se reuniu com representantes do Governo do Distrito Federal durante a tarde de quarta-feira (23) para tratar de itens do acordo que suspendeu a greve dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais. Um dos pontos tratados durante a reunião foi o pagamento da pecúnia dos professores aposentados. O secretário da Casa Civil, Sérgio Sampaio, confirmou o pagamento das pecúnias de quem se aposentou em abril e maio, a chamada folha de junho, o que contemplou 111 professores.
 
Além deste ponto foram discutidos outros itens. Confira abaixo:
 
Licença-prêmio – A Casa Civil garantiu que no cronograma que vai até março de 2015 está garantido que aqueles que não receberem o pagamento nesta quinta-feira (24) não correrão o risco da dívida virar exercício findo. O GDF afirmou que haverá um Ato Administrativo de reconhecimento da dívida.
 
Gratificação do Ensino Especial – O Sinpro cobrou agilidade na proposta das condições para o recebimento da gratificação do Ensino Especial. O governo disse que está verificando uma forma de analisar como será paga esta gratificação.
 
Pagamento do auxílio transporte aos professores que residem na Ride – A Comissão de Negociação cobrou uma solução para o pagamento do auxílio transporte aos(às) professores(as) que residem na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). O secretário Sérgio Sampaio afirmou que está sendo encaminhada uma proposta para esta questão e que já voltou a se reunir com o Tribunal de Contas do Distrito Federal para chegar a uma solução sobre o caso. Apesar disto, ele disse que não será retirado o pagamento até que o Tribunal legalize a situação.
 
Contrato Temporário – O secretário Sérgio Sampaio afirmou que na primeira semana de expediente da Câmara Legislativa do DF o projeto que discute o pagamento dos auxílios alimentação e transporte será regularizado e enviado à Câmara. O Projeto de Lei já está concluído e está na Casa Civil.
 
Terreno para o IPREV – A Comissão cobrou o cumprimento do acordo feito com a categoria, de que no prazo de 60 dias o governo do DF deveria transferir um terreno para o patrimônio do IPREV. O secretário se comprometeu que nos primeiros dias de janeiro de 2016 marcará uma nova reunião com a comissão nomeada para tratar do assunto e afirmou que já estão em estudo algumas possibilidades de imóveis para ser apresentado para apreciação da comissão. A cobrança feita pela Comissão se dá devido o GDF estar atrasado no cumprimento da lei que autorizou o governo a sacar dinheiro do fundo dos trabalhadores do IPREV.
 
Nomeação de novos(as) professores(as) – Outro ponto abordado durante a reunião foi a cobrança de novos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para o início do ano letivo de 2016. O Sinpro cobrou uma previsão para estas nomeações e também para o novo concurso para professor, que já está autorizado.
 
O Sinpro continuará se reunindo com o Governo do Distrito Federal, cobrando o cumprimento de todos os itens do documento que suspendeu a greve da categoria. Não aceitaremos retrocesso em nenhum dos itens.