Frente Brasil Popular e CUT convidam para ato público na Praça dos Três Poderes nesta quarta (11), às 18h

A Frente Brasil Popular e as direções nacional e estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) convocam a todos e todas para ato público nesta quarta-feira (11), denominado Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Liberdade de Lula.
No Distrito Federal, a manifestação está prevista para ocorrer na Praça dos Três Poderes, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), a partir das 18h. Quem se dispuser a participar da atividade deverá levar material que caracterize a defesa da liberdade do ex-presidente Lula. A CUT está distribuindo cartazes, panfletos, adesivos, bandeiras e outros materiais iconográficos dessa luta.
O ato público irá cobrar também o julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADC). Na semana passada, o Supremo só julgou o _habeas corpus_ preventivo e, estranhamente, não julgou, antecipadamente, as ADC sobre prisão após condenação em segunda instância, contrariando, com isso, cláusulas pétreas da Constituição Federal.
“A atual fase do golpe de Estado aplicado no Brasil em 2016 é a da ditadura do judiciário. O golpe tem como um dos seus eixos centrais o Poder Judiciário. Daí a importância da pressão sobre esse poder que validou o golpe e todos os ataques a direitos dos trabalhadores e, agora, valida a prisão do Lula totalmente ilegal, inconstitucional”, afirma Gabriel Magno, coordenador de Políticas Sociais do Sinpro-DF.
O ato faz parte do Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa da Liberdade de Lula e sua realização em frente ao Supremo também reforça o simbolismo que tem o Poder Judiciário no processo do golpe desde 2016. Vários estados também irão realizar atos públicos. Nessa segunda-feira (9), o país inteiro realizou o Dia do Vermelho em solidariedade a Lula.