Festival de curta metragem une Centro Educacional do Lago e o Elefante Branco nesta terça(20)

Nesta terça-feira, dia 20 de setembro, acontece o Festival de curta metragem do Centro Educacional do Lago e do Elefante Branco. O evento promove o intercâmbio cultural entre as duas escolas. O Professor Kléristhon Guimarães, criador dos projetos “Simpósio Interdisciplinar Musical e Curta Metragem Temático”, apresenta o primeiro festival de Curta Metragens do Centro Educacional do Lago e o Segundo Festival de Curta Metragem do Centro de Ensino Médio Elefante Branco. O projeto de Curta Metragem Pedagógico foi criado pelo professor e implantado no ano de 2005 no Centro de Ensino Médio Setor Oeste, abordando e discutindo os temas da Sociologia e da Filosofia através da produção de vídeos (pequenos filmes com duração de até 20 minutos). O projeto foi desenvolvido no CEMSO nos anos de 2005 e 2006, com apresentações no Teatro da Faculdade UPIS, no Teatro da Escola Parque da 308 Sul e no auditório do Centro de Ensino Especial na 912 Sul. Prestigie! O evento será nesta terça-feira, dia 20, na Faculdade Upis (712/012 Sul), às 13h45!
Em outros anos o festival já abordou questões como: Ética, Eleições, Política, Cidadania, drogas, desemprego, miséria, mercado de trabalho, problemas sociais, cultura, alcoolismo, violência, Copa do Mundo,etc.
O tema das produções cinematográficas dos estudantes esse ano serão em torno de pesquisas realizadas pelos alunos nos primeiros meses de 2011 e trará um retrato do Brasil na atualidade, mostrando os principais aspectos políticos, culturais e sociais que vivenciamos no Brasil. O evento contará com a exibição de 3 filmes produzidos e escritos pelos alunos do Centro Educacional do Lago do turno Noturno mais 4 filmes dos alunos do vespertino do Elefante Branco sintetizando as aulas de Sociologia e o projeto diversificado Ética, Cultura e Arte . Aproximadamente 500 alunos e convidados participarão e poderão
contemplar as produções feita pelos alunos das escolas .
Mais de 5 mil alunos já participaram e assistiram ao curtas nestes anos de execução do projeto. O projeto gera uma sistemática diferenciada no ambiente escolar, gerando motivação, melhoria no rendimento escolar,ajustamento das relações interpessoais, disciplina, foco crítico e observação científica sobre os diversos temas sociais e um grande empenho não somente dos alunos, mas da comunidade escolar, envolvendo a participação das famílias na produção dos filmes. Segue em anexo algumas reportagens sobre o Festival de 2009, e abaixo, alguns links de reportagens postadas no Youtube sobre o festival de Curta Metragem do ano passado.
Informações e contatos: Professor Kléristhon Guimarães: Contato 8599
5270 / 3242 4449 – 39018294 – 39012635 – 39017786
www.kleristhon.com.br
 
Assista alguns vídeos sobre o projeto:
Programa Alternativo SBT



 
Programa Caderno Educação – CANAL E

 
TV WEB BRASIL

 
CANAL E Notícias

 
REDE TV