Por administrador em 25/fev/2014

DF terá guia escolar sobre exploração sexual de crianças e adolescentes

A Secretaria da Criança (Secriança), em parceria com a Secretaria da Educação, lança nesta quarta-feira (26), às 14 horas, em Brazlândia, o projeto “Guia Escolar do DF: Identificação de Sinais de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O guia tem informações que ajudam a identificar os sinais de violência sexual, além de orientar como proceder no caso de suspeita de algum caso. “Os professores, que acompanham o dia a dia das crianças e adolescentes, ao observarem mudanças de comportamento, como oscilações de humor, ansiedade, curiosidade sexual excessiva e estado de timidez e extroversão, devem acionar a rede de proteção, como os conselhos tutelares, a polícia, o Disque 100, ou o CRCA (Centro de Referência da Criança e do Adolescente)”, ressaltou a secretária da criança, Rejane Pitanga.

Além do guia, a comunidade escolar será capacitada, por meio de cursos coordenados pela Secriança. Os workshops ainda estão sendo formatados e serão realizados durante todo o ano.

Segundo dados do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, no primeiro quadrimestre de 2013, o Distrito Federal registrou cerca de 300 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes. Entre os tipos de violência relatados, em primeiro lugar está a negligência (72%), depois violência psicológica (48%), violência física (39%) e violência sexual (23%). O levantamento mostra, ainda, um aumento no número de denúncias, no período entre 2012 e 2013, de 29,73% no Distrito Federal.

Serviço:

Lançamento do Guia Escolar

Dia: 26/2/2014 (quarta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório do Centro Educacional nº 01 de Brazlândia (endereço: Aer 2, s/n, Setor Sul).

(Com informações da Agência Brasília)