Desconto em planos de saúde: confira o tira-dúvidas

A diretoria colegiada do Sinpro-DF informa que a entidade já assinou convênios com as operadoras de saúde SulAmérica e Quallity/Prosaúde, conforme acertado com a categoria em reunião no dia 17 passado.
Para dirimir dúvidas e atender os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais sindicalizados – aposentados(as) ou não – interessados(as) em aderir a um desses planos, o Sinpro preparou um tira-dúvidas (ver abaixo). Além disso, haverá plantão de representantes das operadoras a partir desta terça-feira (27/2), na sede e subsedes do Sindicato, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Excepcionalmente, nesta semana, na sede do Sinpro, o representante da Quallity/Prosaúde atenderá até às 19h.
O convênio com essas operadoras permite ao(à) professor(a) e ao(à) orientador(a) educacional ter desconto no plano de saúde, assim como ocorre em lojas, salões de beleza, academias, e outras empresas conveniadas ao Sinpro.
“Ou seja, o Sinpro não tem nenhum tipo de vínculo comercial, administrativo ou financeiro com as operadoras: apenas negociou e intermediou um desconto na tabela das empresas operadoras para os(as) sindicalizados(as). A relação comercial e administrativa é individual e, estritamente, entre o(a) filiado(a) e a empresa operadora do plano de saúde”, informa Rosilene Corrêa, diretora de Finanças.
Ela esclarece que o objetivo desse convênio é uma forma de o Sindicato oferecer à categoria a possibilidade de contratar um plano de saúde com desconto – mesmo àqueles(as) que já aderiram anteriormente a algum outro plano.
O Sinpro reitera que a luta por um plano de saúde próprio, arcado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), continua na pauta de reivindicações da categoria – sem deixar de defender, por princípio, o fortalecimento do sistema de saúde público.
Dessa forma, o Sindicato orienta que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais que já são clientes de um desses planos (SulAmérica ou Quality/Prosaúde) observem o tira-dúvidas e procurem os representantes nos plantões para efetuar ajustes nos contratos atuais, ou mesmo fazer a assinatura de um novo, caso seja mais vantajoso.
Aqueles(as) que possuem outro plano também poderão aderir. Basta comparar os valores e a cobertura para analisar se há vantagem em mudar.
Professores(as) e orientadores(as) que não têm assistência médica poderão fazer opção entre um dos planos, comparecendo aos plantões para verificar o valor cobrado por cada operadora, tipo de cobertura e eventuais vantagens.

>>> Confira o tira-dúvidas da SulAmérica (mais abaixo está o da Quallity/Prosaúde):

1. Quando o professor vai poder assinar contrato?
Quem assinar contrato até 15/03, terá o início de vigência do plano em 01/04/2018
*Não haverá cobrança de taxa de adesão (não será cobrado nenhum valor ao assinar o contrato)
2. Quem já tem a SulAmérica, quando e como pode solicitar as alterações para a tabela do SINPRO-DF?
– A partir do dia 26/02 está disponível os planos para contratação, é preciso fazer um novo contrato. Procure os corretores de plantão ou ligue para 3037-2411/99101-8268/ 99105 – 4267 (Kryvo Corretora)/ 3622-3319 (MCS Corretora) / 98601-9801

Mirlei – 98570-6602

Fabiola – 99105-4267

2.1 Quem já tem SulAmérica, ao assinar novamente o contrato terá carência para cumprir?
– Será feito uma análise caso a caso para avaliar a redução de carência conforme tabela de redução por tempo de plano ativo.
– Em um cenário que a pessoa tenha mais de 1 ano de plano ativo na SulAmérica, após análise poderá ter reduções de carências como por exemplo: de 180 dias para 24horas nos casos de internações hospitalares, fisioterapias, ultrassonografias com doppler entre outros procedimentos. (Dúvidas sobre regras de contratação procure os consultores de plantão)
2.2 Se na nova assinatura for incluído carências, eu serei avisado antes?
Todos os casos serão avaliados e comunicados pela EXTRAMED administradora no momento da implantação ou início de vigência.
3. Quem tem outro plano de saúde, terá a isenção de carência?
– Não, será feito uma análise de caso a caso conforme regras da SulAmerica e da EXTRAMED Administradora e após isso o cliente poderá ser submetido a uma redução de carências.
4. Na mudança de um contrato para outro, tem interrupção de cobertura?
– Os contratos são diferentes e independentes;
– O usuário só deve cancelar o anterior, quando o novo contrato for implantado;
– Para cancelar, cada operadora de plano tem sua regra de data para cancelamento. Assim, se o usuário não observar as datas de cancelamento e vigência, poderá ter que pagar duas prestações de planos no mesmo mês, salvo aqueles contratos elegíveis a RN412 da ANS (contratos coletivos por adesão podem ser cancelados a qualquer tempo).
5. Cobertura do novo contrato com a SulAmérica abrange todo o ROL de Procedimento da ANS, entre eles, segue alguns exemplos abaixo;
Consultas
Exames
Cirurgias
Urgência e Emergência
Internações hospitalares e partos
*Todos os planos são nacionais, ambulatoriais e hospitalares com obstetrícia.
6. Se o valor ficar maior, o que faço?
– Primeiramente análise se o produto que você possui te atende de forma satisfatória, caso contrário, procure os corretores de plantão e faça um comparativo para verificar se você possui mais ou menos vantagens no produto atual. Isto pode ocorrer, pois alguns planos mais antigos podem estar neste momento mais vantajosos.
– Sempre acompanhe suas datas de reajuste pois nesse momento o plano da SulAmerica via SINPRO pode ser a melhor opção.
7. A área de abrangência é local ou nacional?
– Este contrato possui 9 tipos de planos e valores e todos são de cobertura nacional.
7.1 O contrato novo é com coparticipação?
– O novo contrato possui planos com e sem coparticipação.
8. Qual a carência para Parto?
Carência para parto é de 300 dias, não existe aproveitamento de carência para parto, se tem interesse em alterar seu produto, o conselho é aguardar até que o parto ocorra.
9. Doenças pré-existentes:
– Deve-se informar no questionário de declaração de saúde, vale ressaltar que doença pré-existente não se confunde com carências e a mesma é de suma importância ser declarada.
10. Valores:


 
11. Qual condição de entrar no novo contrato

  1. Ser sindicalizado
  2. Manter-se sindicalizado

12. Quais dependentes podem ser incluídos?
Filhos e enteados solteiros, independentemente da idade, nos casos de adesão à SulAmerica.
13. Plantão de Atendimento
– Por telefone e WhatsApp: 3037-2411/99101-8268
– Pessoalmente: para tirar dúvida e assinatura de adesão, todos podem procurar o sindicato entre os dias e horários a seguir:
27/02 a 02/03 – Terça a sexta
Plano Piloto:  8h as 12h – 13h as 17h
Taguatinga: 8h as 12h – 13h as 17h
Gama: 8h as 12h – 13h as 17h
Planaltina: 8h as 12h – 13h as 17h
*novos plantões serão divulgados posteriormente
14. A SulAmérica também vai à escola?
Sim
15. Contrato temporário pode?
Sim, basta ser sindicalizado

>>> Confira o tira-dúvidas da Quallity/Prosaúde:

 
1. O que é o atendimento da Quallity?
É o atendimento que se limita aos serviços realizados em consultórios ou ambulatórios, não incluindo internação hospitalar ou procedimentos para fins de diagnóstico e ou terapia que requeiram internação.
Estão incluídos neste módulo os atendimentos de urgência e emergência que demandem observações até o limite de 12 horas, período após o qual, o tratamento será entendido como internação.
Cobertura ambulatorial:

  • consultas médicas em número ilimitado, realizadas em ambulatório ou consultório, em todas as especialidades médicas.
  • Consultas obstétricas para pré-natal, em número ilimitado;
  • Serviços de apoio diagnóstico e tratamentos realizados em ambulatório ou consultório;
  • Procedimentos ambulatoriais, inclusive cirurgias, mesmo quando realizadas em ambulatórios de hospital, desde que não caracterizem internação;
  • Procedimentos ambulatoriais que necessitem de anestesia local, sedação ou bloqueio, quando realizados em ambulatório;

Procedimentos considerados especiais, como por exemplo:

  • Hemodiálise e diálise peritoneal;
  • Quimioterapia ambulatorial;
  • Radioterapia (megavoltagem, cobaltoterapia, cesioterapia, eletroterapia, etc.);
  • Hemoterapia ambulatorial;
  • Cirurgias oftalmológicas ambulatoriais.

 
2. Quando o professor que não tem plano nenhum vai poder assinar contrato’
A partir de terça-feira
Quem assinar de 1 a 19 – usa a partir do dia 1º do mês subsequente
Quem assinar de 20 a 31 – usa a partir do dia 1º do mês pós subsequente
 
3. Quem já tem o Quallity, o que faz para migrar?
Quem já tem o plano Médico Quallity terá que comparecer a Administradora Platinum para fazer a migração e aproveitar a carência.
Não é permitido migração através do corretor.
É esta migração que irá garantir a aplicação da nova tabela de valores e a inclusão da parte odontológica (OdontoGroup).
 
Endereço: SRTVS. Qd. 701 – Conj. “2” – Lote 20 – Térreo II GD . Assis Chateubriand  – Asa Sul
Horário: 9h às 18h (segunda a sexta)
Telefone:(61) 3044-4433
 
3.1 Por que migrar?
– Para incluir o plano odontológico
– Para ter uma redução no valor do plano (Há alguns casos em que o valor não reduz, porque são contratos muitos antigos e que já possuem um valor mais baixo)
Obs:
1)às vezes o valor não baixa, mas o odonto pode ser incluído (com um valor a ser acrescido).
2) Se o valor hoje é menor, a adesão  será apenas para incluir o odonto.
 
4. Como são as Carências para quem já tem Quallity?
 
Não haverá carência, se já cumpriu;
Se cumpriu parcial, cumprirá o resto
 
– O odonto após a migração:
SEM carência até 60 dias após assinatura do SINPRO-DF
EXCETO prótese que é carência de 180 dias
 
Depois de 60 dias: haverá carências
 
5. Como são as carências para quem não tem Quallity?
A parte odontológica:
30 dias sem carência (até 01/04/18)*
*Exceto  prótese que terá carência de 180 dias. Depois de 01/04/18, carências normais.
A parte da Quallity:

6. Quem não tem Quality vai ter isenção de carência?
– Não.  Porém há algumas diferenças  em relação a outras operadoras. Vide quadro anterior.
 
7.Há portabilidade de Quality?
Não. O que há é um aditivo de carência, quando comprovar mais de um ano em outro plano. Mais orientações, no atendimento presencial.
8. Há aproveitamento da carência na mudança de outra operadora de plano de saúde para o a Quality?
Não. O que há é um aditivo de carência, quando comprovar mais de um ano em outro plano. Mais orientações, no atendimento presencial.
 
9. Tem interrupção de cobertura no caso de migrar de um contrato da Quallity para outro da Quallity?
Não tem interrupção da cobertura, mas a mudança deve ser feita diretamente na administradora. Não pode fazer com o corretor.
 
10. Qual a cobertura e rede?
A Quallity atende no DF e entorno: Valparaíso, Formosa, Águas Lindas, Santo Antônio, Unaí…
 
11. O que não cobre?
– Cirurgias e internações
Obs:

  • A emergência até 12h é coberto.
  • Ambulância: para remoção ou atendimento domiciliar é coberto

Os associados do SINPRO podem contar com o serviço de Ambulância 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa é uma inciativa da Quallity Pró Saúde para levar praticidade e segurança para os nossos beneficiários.
Atendimento Médico Domiciliar na urgência e emergência. Com o atendimento médico no local, é possível evitar idas desnecessárias ao hospital. Nesse benefício inclui a remoção para o Hospital, caso seja necessário. O paciente já recebe os primeiros atendimentos e tem maior chance de chegar ao hospital com um quadro clinico estável.
 
12. Cobertura do odonto:
– O tratamento / Emergência 24h – 7 dias
– Descontos em farmácias  (Rede Drogasil e Droga Raia), em medicamentos tarjados.
– Abrangência : DF e outros estados
Cobertura:

  • Exame clínico;
  • Prevenção (visitas periódicas ao dentista);
  • Dentística (restaurações);
  • Endodontia (tratamento de canal);
  • Periodontia (tratamento gengival);
  • Cirurgia (incluindo extração de siso);
  • Radiologia (Raio X);
  • Urgência 24h.


13. Tem Coparticipação?
Não
O que existe é o que é coberto e o que não é, tanto na Quallity quanto no OdontoGroup.
 
14. Valores
Vide tabela:

15. Qual a condição para se ter Quality OdontoGroup?

  • Ser sindicalizado
  • Manter-se sindicalizado


16. Contrato temporário pode?

Sim

17. Plantão

27/02 a 02/03
Plano 8h as 12h – 13h as 19h
Taguatinga  8h as 12h – 13h as 17h
Gama  8h as 12h – 13h as 17h
Planaltina 8h as 12h – 13h as 17h

>> Confira a carta de apresentação enviada pela Quallity ao Sinpro
>> Veja a tabela de valores da Quallity