Ciclo de Debates: a questão étnico racial na sala de aula


A questão étnico racial foi o tema de abertura, nesta terça-feira, dia 7, do Ciclo mensal de Debates promovido pela Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro. Como a  legislação determina a inclusão da cultura negra nos currículos das escolas brasileiras (artigo 26A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 10.639/03), com objetivo de auxiliar na preparação dos educadores para essa realidade, a Secretaria trouxe a professora Lucilene Costa (especialização em história da África na UnB e mestranda em Políticas Públicas), para apresentar o tema.
Lucilene Costa dividiu sua apresentação em três momentos. No primeiro deles fez uma explanação sobre as conexões possíveis para a implementação do disposto na legislação, depois fez uma análise dos livros infantis com viés étnico-racial e, por fim, realizou uma oficina de bonecas. Segundo a professora, hoje já é possível trabalhar vários aspectos da questão étnico-racial, como religião, estética, miscigenação etc. por meio da literatura afro-brasileira, ou seja, usar a literatura infantil como subsídio para a implementação da Lei 10.639/03. Luciene Costa exemplificou algumas situações que surgem no dia-a-dia das salas de aula e como o professor pode usar o livro para esclarecer e trabalhar essas questões.
Além da questão racial, o ciclo de debates do Sinpro tratará de temas como a questão indígena e homofobia. A Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro tem como objetivo, por meio de discussões bem pontuais, municiar o professor didaticamente para que ele possa trabalhar esses temas na sala de aula.
Para facilitar o acesso dos(as) professores(as) ao ciclo de debates foi programado no formato mensal e regionalizado, ou seja, serão promovidos debates no Plano Piloto, em Planaltina, no Gama e em Taguatinga. A intenção é também promover a discussão de pelo menos dois temas em cada Regional, sendo que cada um dos temas será debatido duas vezes no mesmo dia, nos horários de coordenação.
Divulgaremos posteriormente o cronograma com as datas de cada debate. Fiquem de olho!