CEF 12 de Ceilândia expõe projeto "Mulheres inspiradoras"

Nesta semana, o Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia expõe o projeto “Mulheres Inspiradoras”. O evento começou na segunda-feira (9) e se encerra nesta quarta-feira (11). A Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do Sinpro, por meio da diretora Eliceuda França, prestigiou o projeto.
Confira abaixo a matéria publicada no dia 8 de junho, no Jornal de Brasília.
Desde o início do ano letivo de 2014 o Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia tem desenvolvido junto aos seus alunos e comunidade o Projeto Mulheres Inspiradoras. O principal objetivo é permitir aos alunos a ampliação do repertório de leituras e o exercício da escrita de textos autorais, na perspectiva do trabalho pedagógico a partir de eixos estruturantes.
Como parte do projeto foram realizados estudos da biografia de dez mulheres inspiradoras que, por sua atuação em diferentes áreas, fizeram significativas contribuições ao mundo: Anne Frank, Carolina Maria de Jesus, Cora Coralina, Irena Sendler, Nise da Silveira, Maria da Penha, Malala, Lygia Fagundes Telles, Rosa Parks e Zilda Arns. Além de estudar a história de vida dessas personalidades, os alunos também puderam, por meio do gênero entrevista,  entrar em contato com pessoas da comunidade de Ceilândia, como Patrícia Melo, que tendo estudado sempre em escolas públicas foi selecionada para cursar medicina na Venezuela e, após sete anos de formação, retornou habilitada em Medicina Comunitária Integral.
O projeto inclui a leitura dos livros O Diário de Anne Frank, Eu sou Malala e Quarto de Despejo- Diário de uma favelada.
Uma vez que uma das dez mulheres inspiradoras selecionados para as pesquisas foi Maria da Penha Fernandes, que por sua história de vida fomentou a criação de uma lei que pretende prevenir e combater a violência contra a mulher, o projeto tem mobilizado alunos, professores, pais e comunidade escolar em geral em torno da campanha, via redes sociais: “Eu digo não a qualquer forma de violência contra a mulher”.
Nos próximos dias 9,10 e 11 de junho, acontecerá a exposição da primeira etapa do projeto. Serão apresentados folders, cartazes, diários de bordo, relatos e resultados das pesquisas realizadas pelos alunos ao longo do primeiro bimestre.

Serviço
Local: Sala de vídeo – Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia – EQNO 2/4 – Setor “O”
Dias: 9,10 E 11 de junho.
Horário: 8h às 12h e 14h às 18h.