Audiência pública pelo fim da violência contra as mulheres

A Campanha Ponto Final pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, que vem se desenvolvendo no Brasil desde o início deste ano, será apresentada na próxima segunda-feira (22) para entidades governamentais, parlamentares, agências multilaterais e entidades não governamentais, em audiência pública coordenada pela Ministra Nilcéa Freire. A Audiência integra as ações do 25 de Novembro, Dia Internacional da Não Violência, coordenada na América Latina e no Caribe pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC) e que no Brasil é impulsionada pela Rede Feminista de Saúde. O evento acontece às 17h, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres (via N1 Leste, Pavilhão das Metas, Praça dos 3 Poderes – Zona Cívico Administrativa).
No encontro com a Ministra Nilcéa, a coordenadora da Ponto Final, Telia Negrão, apresentará os resultados da Campanha no seu primeiro ano de atividade e divulgará um vídeo institucional e três virais sobre a Ponto Final. O objetivo é tornar visível a iniciativa internacional impulsionada pela Rede de Mulheres Latinoamericanas e do Caribe com o apoio da OXFAM, que no Brasil envolve a Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, em parceria com a Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), Agende Ações de Gênero Cidadania e Desenvolvimento e Coletivo Feminino Plural.
A agenda em Brasília insere-se no esforço nacional de ver a Lei Maria da Penha implementada, assim como do movimento latinoamericano pela implementação em todos os países da Convenção do Belém do Pará e responde ao chamamento mundial das Nações Unidas (Unete) para dar um basta às violências e discriminações baseadas no gênero e outras desigualdades. Participam da Audiência Pública diversos atores e atrizes que compõem a estratégia, para dialogar sobre a experiência e as expectativas, bem como, representantes de Ministérios (Saúde, Educação e Cultura), parlamentares, representantes de agências das Nações Unidas no Brasil, Instituições da sociedade civil e coordenação da Campanha Ponto Final.