Aluno do CEF 405 Sul ganha medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

A Secretaria de Educação (SEDF) entregou medalhas e certificados a mais de 150 alunos da rede pública de ensino premiados na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2013). Os estudantes do DF receberam medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados.
Nessa edição foram feitas cerca de 20 milhões de inscrições em todo o país. O destaque em Brasília foi Vinícius Carvalho Lima Alcanfor, 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental 405 Sul. Dos 12 ganhadores de medalhas de ouro no país, Vinícius foi o único representante da SEDF.
“Estou muito feliz. Valeu a pena todo o esforço. Eu estudei muito na minha escola, fiz as provas das olimpíadas anteriores e aprendi muito. Quero levar tudo isso adiante, para estudar mais daqui para frente”, afirmou o vencedor.
Dos 32 alunos premiados com medalhas de prata no Brasil, seis são alunos da SEDF. No caso das medalhas de bronze, foram entregues 118, sendo 67 para alunos brasilienses. A cerimônia foi realizada no Museu da República, nessa terça-feira (3), com a presença do secretário de Educação, Marcelo Aguiar.
Para Aguiar, a família é a referência que os alunos precisam para o destaque nos estudos. “Pais participativos fazem com que os alunos descubram cada vez mais seus potenciais”. O secretário elogiou os vitoriosos e disse que a conquista deve ser apenas o começo da caminhada de sucesso. “Levem as medalhas para casa e queiram estudar cada vez mais. Este é o futuro de vocês”, concluiu.
Já o coordenador-geral da OBMEP, Cláudio Landim, elogiou o desempenho dos estudantes e ressaltou a importância da competição. “É um grande passo para incentivar os alunos na pesquisa matemática. Quem gosta e sabe essa ciência sai na frente”, declarou.
A OBMEP é promovida pelo Ministério da Educação junto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e do DF.
(Da Agência Brasília)