Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro.Essa data foi oficializada em 2005 pela nº Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982 e surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
Em alusão a esta data comemorativa, a Biblioteca do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (Eape), na SGAS 907 Sul, promove a Exposição Educação Especial Inclusiva – SEEDF Dissertações e Teses, a partir de hoje (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, até o dia 5 de outubro, sempre das 8h às 12h e das 13 às 17h. A exposição apresenta as dissertações e teses dos servidores da SEEDF com esta temática.
Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro, lembra que a expresidenta Dilma Rousseff sancionou, em 2015, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 13.146/15) com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência, promover a equiparação de oportunidades, dar autonomia a elas e garantir acessibilidade. “O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a importância da inclusão social e a Lei Nº 13.146/15 foi um grande avanço na garantia dos direitos da pessoa com deficiência no Brasil”, afirma Cláudio Antunes, coordenador da Secretaria de Imprensa do Sinpro.
Luciana Custódio, também diretora do sindicato, lembra “que o estatuto define, também, o que é discriminação em razão da deficiência, permitindo a punição dos infratores. Esta é, sem dúvida, uma conquista muito importante”.
Carlos Maciel, diretor do Sinpro e representante da CUT no CODDEDE/DF afirma a importância da aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência pela ex-presidenta Dilma Rousseff, “no entanto a implementação do estatuto não está acontecendo conforme expectativa das pessoas com deficiência, principalmente na gestão do governo ilegítimo de Michel Temer”.