Veja os filmes selecionados pela Comissão Julgadora para o Festival de Curtas do Sinpro
A Comissão Julgadora do 3º Festival de Curtas do Sinpro – Adélia Sampaio selecionou as 18 obras que concorrerão a melhor filme nas categorias Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Sistema Socioeducativo ou do Sistema Prisional (Veja abaixo a listagem completa dos selecionados e o link para assistir aos filmes).
Em cada uma das categorias, foram selecionados três curtas, exceto nas categorias Ensino Médio e Educação do Sistema Socioeducativo ou do Sistema Prisional. Na categoria Ensino Médio foram selecionados quatro curtas devido a empate nas notas. Já na categoria Educação do Sistema Socioeducativo ou do Sistema Prisional, por causa do número de inscrições, foram selecionados dois curtas.
Nesta edição, o Festival de Curtas do Sinpro – Adélia Sampaio traz como tema “Cuidar da Educação é construir o futuro”. Os principais objetivos são incentivar estudantes da rede pública de ensino do DF a fortalecerem a ideia de escola como um ambiente de paz e conhecimento; denunciar os movimentos e ações que impõem o desmonte e a precarização das escolas, e ainda ajudar a apontar possíveis caminhos para prevenir e combater qualquer forma de fragilização do ambiente escolar.
“Cuidar da educação é um ato de coragem política, um compromisso com o futuro de um país. É entender que a sala de aula é o lugar onde se formam cidadãos e cidadãs, onde se combatem as desigualdades, onde se constroem sonhos e se transformam realidades. Cuidar da educação é garantir que ninguém fique para trás”, afirma o coordenador da Secretaria de Políticas Sociais do Sinpro, Fernando Augusto.
Entrega de documentação
Os(as) professores(as) ou orientadores(as) educacionais coordenadores(as) dos curtas selecionados deverão entregar pessoalmente o material e os termos de autorização, na sede ou subsedes do Sinpro-DF. O prazo vai até dia 24 de outubro.
No ato da entrega do curta, o filme deverá, obrigatoriamente, seguir a seguinte especificação: formato de tela: Widescreen (16:9); resolução Full HD 1920×1080; formato WMV, AVI, MOV ou MPEG-4.
Os filmes selecionados que não cumprirem esta etapa no prazo estabelecido serão desclassificados.
Júri Popular
Será aberto ainda nesta semana o processo de avaliação dos curtas para o Júri Popular, que vai decidir o melhor filme de cada categoria e o melhor filme de todo o festival. O(a) participante poderá votar em apenas um filme dos 18 selecionados pela Comissão Julgadora, entre todas as categorias.
FILMES SELECIONADOS
EDUCAÇÃO INFANTIL
A GRANDE COMPETIÇÃO
Assista aqui
A VISÃO DO SILÊNCIO
Assista aqui
O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER
Assista aqui
ENSINO FUNDAMENTAL
A ESCOLA QUE HABITA EM MIM
Assista aqui
AULA ZERO
Assista aqui
ÚLTIMAS LIÇÕES
Assista aqui
ENSINO MÉDIO
CAMINHOS QUE ENSINAM: ONDE CADA PASSO VIRA FUTURO
Assista aqui
CICLOS
Assista aqui
CUIDAR: VERBO EM CONSTRUÇÃO
Assista aqui
O LIBERTAR DO CICLO
Assista aqui
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
A LIÇÃO QUE A VIDA ENSINOU
Assista aqui
MEMÓRIAS E ESTÓRIAS DE AFETIVIDADE NO ZILDA
Assista aqui
UMA CARTA PARA MIM MESMA
Assista aqui
EDUCAÇÃO DO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO OU DO SISTEMA PRISIONAL
ASTROGILDO – CARTAS PARA O FUTURO
Assista aqui
PROJETO RAP: 10 ANOS
Assista aqui
ENSINO ESPECIAL
BERNARDO
Assista aqui
EU SOU VITORIA
Assista aqui
O SOM DAS MÃOS
Assista aqui