Veja como criar sua conta no gov.br para ter acesso ao dinheiro esquecido nos bancos

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Portal CUTEscrito por: Redação CUT

 

Os milhões de brasileiros que têm dinheiro esquecido nos bancos, poderão sacar os valores a partir do dia 7 de março. O Banco Central (BC) criou um site (valoresareceber.bcb.gov.br) exclusivamente para as pessoas checarem se têm dinheiro esquecido. As consultas podem ser feitas a partir do dia 14 deste mês.

Antes, porém, é preciso criar uma conta no site Gov.br. Somente após esse cadastro será possível checar e solicitar o saque do dinheiro, se tiver, no dia informado pelo Banco Central.

É importante saber que não basta ter o login e a senha no Gov.br. É preciso que o cadastro seja nível prata ou ouro para solicitar o saque do dinheiro no site do Banco Central. Ou seja, quanto maior o nível de informação pessoal o Gov.br tiver, maior será o nível do cadastro.

Para o nível prata, a conta Gov.br deve ter o reconhecimento facial. Após isso, o sistema irá identificar a foto da base de dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

É possível ter o nível prata também realizando o login com informações de um banco credenciado. Para isso, basta acessar a opção “fazer login com banco credenciado” na página do Gov.br.

Já para o nível ouro, além de todos os requisitos do nível prata, o reconhecimento facial também será confrontado com a base de dados da Justiça Eleitoral. Outra opção é realizar o login no Gov.br usando um certificado digital.

O cadastro é feito em várias etapas, inclusive com reconhecimento facial, garantindo maior segurança aos dados do cidadão.

Os serviços podem ser acessados pelo computador, notebook, tablet ou celular.

 

Como se cadastrar no Gov BR

Ao acessar o site gov.br (clicando aqui), é preciso digitar o CPF e depois clicar em Continuar. Na próxima tela, assinale a opção “Li e estou de acordo com o Termo de Uso e Política de Privacidade”, depois marque a opção “Não sou um robô” e clique em Continuar. 

 

Em seguida, o site vai mostrar como será feito o cadastro usando um QR Code que é gerado no computador. Para isso, será necessário ter o aplicativo Gov.br instalado no celular, disponível para Android (baixe aqui) e IOS (baixe aqui). Assim, clique em Gerar QR Code e pegue o seu celular. 

 

 

No aplicativo Gov.br do celular, selecione a opção “Ler QR Code” que vai aparecer na primeira tela. O aplicativo vai abrir automaticamente a câmera do celular. Aponte a câmera para o QR Code que aparece no computador para o aplicativo realizar e leitura. 

 

 

Em seguida, será preciso fazer o reconhecimento facial. Essa é uma forma de deixar os seus dados ainda mais seguro, provando que você é realmente a pessoa que está realizando o cadastro.

Siga o passo a passo indicado pelo aplicativo para tirar as fotos do seu rosto, todas no formato selfie. Com o fim do reconhecimento facial, clique em OK e retorne para o computador.

 

 

Ao retornar para o computador, seu CPF e nome completo vão aparecer na tela. Confira se está tudo correto e clique em Continuar. Em seguida, o site irá enviar um código de autenticação. Escolha a forma como quer receber esse código, podendo ser por telefone celular ou por e-mail. Selecione a opção desejada e clique em Continuar.

 

Depois é só digitar o código recebido e clicar em Continuar.

Por fim, cadastre uma senha que seja segura. Ela deve conter letra maiúscula, letra minúscula, número e símbolo. Confirme a senha escolhida e clique em Continuar. Estará pronto o cadastro.

 

Com apoio do RecontaAí

Fonte: CUT