UFG oferece mestrado nacional em ensino de História exclusivo para docentes da educação pública
Estão abertas até o dia 13 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo Nacional do ProfHistória 2026 – Mestrado Profissional em Ensino de História. O curso, voltado exclusivamente para professor(a) de História da rede pública em qualquer ano da Educação Básica, é presencial e conduz ao título de Mestre em Ensino de História.
O programa, reconhecido pela Capes e voltado à formação continuada de professoras e professores da Educação Básica, é coordenado nacionalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com oferta simultânea em diversas instituições associadas — entre elas, a Universidade Federal de Goiás (UFG). As aulas presenciais serão às segundas-feiras (veja grade horária abaixo).
O processo seletivo é composto por prova objetiva e discursiva, com base em temas centrais do ensino e da historiografia. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) poderão concorrer também às bolsas Capes, conforme disponibilidade orçamentária.
As bolsas serão oferecidas a candidatos aprovados que: atuarem como professor(a) regente de classe nas redes de Educação Básica e comprovarem regência de classe do componente curricular História. Somente os(as) docentes da rede pública de ensino poderão ser admitidos(as) para percepção da bolsa. As vagas para bolsistas ainda não estão definidas, e o processo será regido por edital específico
O ProfHistória tem como propósito fortalecer o ensino de História nas escolas, promovendo a reflexão crítica sobre o fazer docente e contribuindo para a qualificação da prática pedagógica em todo o país. O curso disponível na UFG conta com 23 vagas.
A formação continuada e a pesquisa docente são lutas constantes e históricas do Sinpro, e levam à valorização profissional. Professores(as) da rede pública do DF com diploma de mestrado recebem os vencimentos de acordo com a tabela PQ5.
Serviço:
📅 Período de inscrição: conforme calendário do edital nacional
💻 Inscrições: econ.rio.br/profhistoria
💰 Taxa: R$ 150,00
👩🏫 Público-alvo: professores(as) de História da Educação Básica, prioritariamente da rede pública
O edital completo está disponível no link: Seleção Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA 2026 – Econrio