TV Cidade Livre completa 15 anos de luta

A TV Cidade Livre – o canal comunitário de Brasília e o deputado distrital Joe Valle (PSB) realizam Sessão Solene de Comemoração dos 15 Anos da emissora, nesta segunda-feira, dia 13 de agosto, às 19 horas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, com apresentação de dança de crianças com síndrome de down Namastér e show de Márcio Bonfim, Rodrigo Vivar e Liga Tripa, com apoio do Sinpro (Sindicato dos Professores no Distrito Federal) e Sinproep (Sindicato dos Professores em Estabelecimentos de Ensino Particular).
Desde 1997, a TV Cidade Livre promove a democracia informativa, o acesso público e a capacitação midiática comunitária, libertadora e revolucionária. Os 15 anos da TV é um marco para seguir adiante na luta por uma política de mídia comunitária no Brasil, com a criação de fundo nacional e distrital de apoio e desenvolvimento de rádios e TVs comunitárias e públicas, acesso ao modelo de TV digital, espaços para sedes próprias e transformação das emissoras do setor em pontos de cultura e escolas de mídia comunitária.
A TV Comunitária de Brasília tornou-se um patrimônio da capital do país por disponibilizar a sua estrutura para o acesso público à informação e à cultura. Um canal que traz a nova concepção de ser o real espaço para a verdadeira democracia informativa, estando presente nas assembleias, passeatas, marchas e protestos por uma vida melhor, tendo hoje um acervo de mais de quatro mil horas dessas manifestações. Além de ser idealizador e sede do projeto de sucesso Pontão de Cultura – TV em Movimento – Escola de Mídia Comunitária, financiado pelo Ministério da Cultura. Nesses 15 anos, cedeu espaço e promoveu, dando voz, a músicos, artistas, lideranças sociais, estudantis, sindicais e políticas da cidade. A TVComDF mostrou que tem lado: o lado da luta pela democratização da comunicação brasileira, formulada em diversos fóruns e consagrada na primeira Conferência Nacional de Comunicação.
É neste momento de transição, de um sistema analógico para a vida televisiva digital, que a TV Comunitária está comemorando os seus 15 Anos, esperando que, além da sua presença já consagrada por força de lei na TV a Cabo, passe a ter também a sua presença garantida na Onda Aberta da TV Digital.