Inscrições abertas para a oficina Teatro do Oprimido em Taguatinga Sul
Estão abertas as inscrições para a oficina Teatro do Oprimido. A iniciativa é gratuita e voltada para pessoas com mais de 50 anos e moradores(as) da região do Mercado Sul, localizado em Taguatinga. As aulas serão ministradas Pedro Ribeiro, professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, arte-educador formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB) e multiplicador do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro.
As inscrições vão até sexta-feira (1º/11), contudo, é possível a quem não acompanhou todas as aulas, ingressar depois na turma, sem problema. Assim, a partir desta sexta-feira (1º), o Mercado Sul recebe a oficina “Teatro do Oprimido”, que acontecerá em oito encontros, sempre das 14h30 às 18h30, nos dias 1º, 5, 8, 19, 22, 26 e 29 de novembro, e 3 de dezembro. A participação é gratuita.
Faça sua inscrição aqui
Ou podem ser feitas também pelo link a seguir. A pessoa deve preencher o formulário disponível (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTUYV6IKiM8bhpIMGWOTU872ROCFtGmyrIIISdQ_yB3Hkk4g/viewform).
Espetáculo “Outro Lear”
A oficina faz parte das atividades do espetáculo “Outro Lear”, que estreia em 28 de novembro, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). E é uma peça que fala sobre velhice, esquecimento. É um monólogo com o Humberto Pedrancini, um ator mais velho também. Daí a ideia de levar essa temática para as atividades extras, por isso, é com foco no público 50+
Professor Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, arte-educador formado em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e multiplicador do Centro de Teatro do Oprimido (CTO) do Rio de Janeiro, conduzirá as aulas. Durante as oficinas, os participantes terão a oportunidade de aprender noções iniciais das técnicas do Teatro do Oprimido, um método cênico-pedagógico criado pelo dramaturgo Augusto Boal nos anos 1970. O objetivo é conscientizar os participantes, transformando-os em agentes ativos da ação dramática, sem a necessidade de experiência prévia em atuação.
Teatro do Oprimido (TO)
O Teatro do Oprimido (TO) é um projeto teatral idealizado por Augusto Boal (1931-2009), um dos mais importantes artistas e pensadores do teatro brasileiro e mundial. É um movimento teatral que une arte e política. Surgiu nos anos 1960 como uma forma de ativar a participação do espectador e combater a passividade social. Baseado em exercícios e técnicas que promovem a conscientização, o TO propõe uma “Poética da Libertação”, em que o público se torna protagonista de sua própria realidade.
Augusto Boal estudou em Nova York na década de 1950 e fez sua pós-graduação em química industrial quando teve contato com o trabalho ali desenvolvido baseado nas ideias de Stanislavski. Realizou estudos no teatro, que era a sua verdadeira vocação. Após o exílio imposto pela ditadura militar (1964-1985), Boal expandiu a metodologia em vários países da América Latina e fundou o Centro de Teatro do Oprimido em Paris e no Rio de Janeiro. Atualmente, a proposta do TO abrange diversas frentes, incluindo trabalho em prisões e parcerias com movimentos sociais, buscando alternativas para a opressão e promovendo o engajamento político através do teatro.
Com informações da internet.
SERVIÇO:
Oficina: Teatro do Oprimido
Público-alvo: Pessoas com mais de 50 anos e moradores de Taguatinga
Datas: 1, 5, 8, 19, 22, 26 e 29 de novembro e 3 de dezembro
Horário: 14h30 às 18h30
Local: Casa Kaluana (QSB 12/13, bloco A, loja 4, Taguatinga Sul), no MERCADO SUL
Mais informações: outrolear@gmail.com
Participação: Grátis