Professoras do DF mergulham na ciência de ponta na 8ª edição da Escola Sirius

Entre os dias 12 e 17 de janeiro de 2026, as professoras Dilma Moura dos Santos, de ciências naturais/biologia do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Taguatinga, e Carine Bonifácio Goes, de química do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Riacho Fundo 1, tiveram a honra de representar o Distrito Federal na 8ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), realizada no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), com apoio da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A ESPEM é uma das iniciativas realizadas no Brasil em que ações de capacitação e de aperfeiçoamento são apresentadas e podem contribuir para a valorização da profissão docente, bem como para a melhoria da educação no país. O evento reuniu educadoras e educadores de todo o Brasil em uma imersão científica voltada à aproximação do Ensino Médio com as pesquisas de ponta desenvolvidas no país. A participação das professoras Dilma e Carine evidencia a relevância da formação continuada na rede pública de ensino do DF, essencial para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras e de qualidade.

foto.jpeg
Participação na 8ª Edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio (ESPEM), 12 a 17 de janeiro de 2026 – Campinas/SP

 

Aprendizado e intercâmbio

A experiência foi profundamente marcante para ambas as professoras, que destacam a oportunidade singular de desenvolvimento intelectual e profissional proporcionada pela ESPEM. Ao longo da semana, elas vivenciaram momentos intensos de aprendizagem, contato com tecnologias de ponta, acesso a produções científicas atuais e riquíssimas trocas de experiências com educadores de todas as regiões do Brasil.

Conheça o Sirius

Um dos pontos altos da programação foi a visita ao Sirius, o acelerador de partículas brasileiro que produz luz síncrotron utilizada para investigar a estrutura íntima da matéria. As professoras destacam a aplicação dessa tecnologia em diversas áreas, como biociências, nanotecnologia, engenharia e biorrenováveis, evidenciando a grandeza e o impacto da ciência desenvolvida no país.

PHOTO-2026-01-29-11-17-09.jpg
Professora de química do CEM 01 do Riacho Fundo 1, Carine Bonifácio Goes

 

Transformadas e motivadas

Elas contam que, ao longo da programação, participaram de palestras, oficinas, aulas práticas e visitas aos laboratórios, o que despertou um brilho renovado no olhar e um sentimento de entusiasmo pelo conhecimento. Também tiveram a oportunidade de conhecer a ILUM – Escola de Ciência, instituição de ensino superior vinculada ao CNPEM, o que reforçou a percepção da importância da ciência e da educação na formação de jovens capazes de compreender e construir o futuro.

Retorno às aulas

Dilma e Carine são unânimes em afirmarem que, após essa jornada, elas retornam às suas salas de aula transformadas, conscientes da responsabilidade de levar para aos(às) estudantes novos olhares, conhecimentos e possibilidades. “A ESPEM reafirmou a crença no poder da ciência e no papel fundamental da educação na formação de jovens capazes de construir o futuro”, afirma Dilma.

foto.jpeg
Professora de ciências naturais/biologia do CEF 03 de Taguatinga, Dilma Moura dos Santos

 

O Sinpro-DF parabeniza as professoras Dilma Moura dos Santos e Carine Bonifácio Goes por essa experiência e espera que essa vivência possa inspirar e motivar outras professoras, outros professores e estudantes do Distrito Federal.

Clique e confira o álbum de fotos no Facebook do Sinpro

https://www.facebook.com/share/p/1BuzKsjpNK/