Sinpro pressiona e presidenta do Iprev se compromete a dar agilidade à concessão das aposentadorias
Nesta segunda-feira (26/5), diretores do Sinpro novamente se reuniram com representantes do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal e da Secretaria de Educação do DF para garantir que haja rapidez na concessão das aposentadorias dos(as) profissionais do magistério público. No encontro, a presidenta do Iprev, Raquel Galvão, se comprometeu a agilizar os processos. Essa foi a primeira vez que Galvão participou de reunião sobre o tema.
No encontro, o Sinpro também solicitou flexibilização e transparência nas informações exigidas para a concessão das aposentadorias. Em resposta à reivindicação do sindicato, o Iprev e a SEEDF comunicaram que estão promovendo mutirões aos finais de semana para acelerar o andamento dos processos e que elaborarão material explicativo sobre o tema.
“A gente espera que eles cumpram o que o se comprometeram a fazer. Muitos profissionais da nossa categoria já alcançaram todos os requisitos e precisam ficar esperando, o que causa ansiedade e outros adoecimentos”, disse a diretora do Sinpro Elineide Rodrigues.

A sindicalista destacou ainda que caso não sejam cumpridos os compromissos firmados na reunião, o Sinpro buscará outras medidas para resolver o impasse.
“Vamos continuar cobrando, e se não tiver nenhum avanço, buscaremos outros meios, como medidas judiciais ou via Ministério Público, por exemplo”, afirma.
Professores(as) e orientadores(as) educacionais filiados que estiverem enfrentando morosidade para ter o direito à aposentadoria, também poderão procurar o jurídico do Sinpro para serem orientados sobre o processo. “A aposentadoria é um direito, e o Sinpro seguirá atenta à essa demanda da categoria do magistério”, pontuou Elineide Rodrigues.
Também participaram da reunião com o Iprev e a SEEDF para cobrar medidas de celeridade na concessão das aposentadorias representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas (SAE).
Edicação: Vanessa Galassi
MATÉRIAS EM LIBRAS