Sinpro pleiteia aumento do cadastro reserva do concurso de professor 2013

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai solicitar à Procuradoria Jurídica o aumento do cadastro reserva do concurso público de professor de 2013 a fim de preencher vagas ainda existentes na Secretaria de Educação. Na reunião realizada nessa quarta-feira (1º/10), o governo concordou em enviar um ofício, solicitando esse aumento para a Procuradoria emitir um parecer, garantindo, assim, a segurança jurídica para a realização desse pleito.
A reunião foi realizada na Secretaria de Administração Pública com a participação da secretária adjunta Jackeline Aguiar, a Comissão de Negociação do Sinpro-DF e a Comissão dos Aprovados para tratar da possibilidade desse aumento. A ampliação do cadastro reserva é fundamental para garantir o início do ano letivo de 2015 com quadro completo de professores.
Vale ressaltar que tal solicitação se justifica pela falta de docentes no banco de reserva, pois, para esse certame, foram convocados para provas de títulos os aprovados e classificados até cinco vezes o número de vagas e muitas disciplinas já tiveram os cadastros reservas zerados, embora ainda tenham milhares de aprovados na prova objetiva que não entregaram títulos.
Essa reivindicação é legítima uma vez que a realização de um novo concurso público, mesmo após a autorização do certame – publicação do edital, realização de provas objetivas, provas de títulos, recursos e homologação –, demandará vários meses de preparação, prejudicando, assim, milhares de estudantes em 2015 pela falta de professores.