Sinpro participa da 1ª Semana de Defesa dos direitos da Pessoa Idosa
Realizada por iniciativa do deputado Chico Vigilante (PT), aconteceu de 8 a 10 de outubro na Câmara Distrital (CLDF) a 1ª Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, com a promoção de ações voltadas à conscientização e valorização da população idosa.
Foram três dias de palestras e rodas de conversa sobre direitos e políticas públicas essenciais para a pessoa idosa, serviços de saúde com exames gratuitos, como aferição de pressão arterial e glicemia, além de cuidados de beleza para elevar a autoestima, como cortes de cabelo e manicure, além da emissão de documentos de identidade e suporte jurídico para tratar de questões que envolvem o bem-estar e a segurança legal dos idosos.
Cerca de 50 professores(as) aposentados(as) participaram do evento, a convite da secretaria de assuntos de aposentados do Sinpro. O encerramento da 1ª Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa contou com uma feira de artesanato de idosos e a apresentação da banda Asforró.
A coordenadora da Secretaria de assuntos dos(as) aposentados(as) do Sinpro, Elineide Rodrigues, comemora o primeiro passo da CLDF para a valorização das pessoas idosas: “A 1ª Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa foi uma iniciativa muito relevante, que mostra o deputado Chico Vigilante engajado na luta dos direitos da pessoa idosa”.
Elineide lembra que o parlamentar esteve presente na Conferência de Aposentados(as) promovida pelo Sinpro nos dias 26 e 27 de março, e ouviu a categoria, teve um olhar atencioso para a causa das questões da população idosa. “Esperamos que mais parlamentares se atentem para a importância e a relevância das questões das pessoas idosas. É necessário mais engajamento parlamentar, essa luta tem que ser de todos”, completa Elineide.
“Essa Semana dedicada à Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa quer mudar a realidade e mostrar que idoso não é velho, tem uma vida inteira pela frente, muito o que ensinar e quer viver bem e com qualidade de vida. O Distrito Federal está se estruturando com diversas ações e a participação de vários órgãos, todos comprometidos em garantir dignidade e honra para a pessoa idosa, assegurando que envelhecer seja sinônimo de respeito e qualidade de vida.”, diz o deputado Chico vigilante.
MATÉRIAS EM LIBRAS