Sinpro e aprovados dialogam com sociedade e ganham apoio na luta pela nomeação de professores

Sinpro e aprovados(as) no concurso público do magistério de 2022 lotaram a plataforma superior entre o Conic e o shopping Conjunto Nacional nesta sexta (4/4), em mais uma ação do Convoca Já! A ação amplia a pressão sobre o governo Ibaneis/Celina para a nomeação dos(as) professores(as) que aguardam apenas uma canetada do governo para serem efetivados(as).

 

Sinpro e aprovados(as) do último concurso do magistério durante ato na rodoviária | Foto: Deva Garcia

 

Com panfletagem, os(as) manifestantes dialogaram com a população sobre a urgência das nomeações para fortalecer a educação pública. “É importante destacar que educação de qualidade se faz com professor valorizado. E para o professor ser valorizado, ele precisa estar dentro da carreira. O caminho para isso é a convocação dos aprovados”, disse a diretora do Sinpro Ana Bonina.

O material entregue à sociedade reforçou o que há anos é sentido pela comunidade escolar: déficit de professores(as) na rede pública de ensino do DF, reflexo da política antieducação adotada pelo governo Ibaneis/Celina. O material explica que o desdobramento disso são salas de aula superlotadas e dificuldade para dar continuidade ao projeto pedagógico, o que prejudica o aprendizado dos(as) estudantes.

 

 

Quem passava pelo local, a pé ou de carro, sinalizou apoio total à ação, seja com leitura atenta e escuta ativa, ou com buzinaço.

“A gente traz para a rua a importância de termos professores efetivos. Hoje, nós temos um número muito grande de professores em regime de contrato temporário e, por coincidência, muitos desses profissionais constam no banco de aprovados no concurso de 2022. Por isso, seguiremos cobrando dignidade para quem constrói a educação e o futuro”, disse a diretora do Sinpro Márcia Gilda.

Atualmente, a rede pública de ensino do DF tem cerca de 15 mil professores(as) em regime de contratação temporária, número que ultrapassa o total de professores(as) efetivos(as) em regência.

A luta continua

Com a aproximação do vencimento do concurso de 2022 para o magistério − 27 de julho −, a estratégia do Sinpro é intensificar as mobilizações pela nomeação dos(as) aprovados(as) e garantir a prorrogação da validade do certame.

No próximo dia 15 de abril, o sindicato realizará mais uma reunião com o grupo, para traçar estratégias de luta para o próximo período. O encontro será às 19h, na sede do Sinpro (SIG).

 

>> Clique aqui e cesse o álbum de fotos

 

Edição: Vanessa Galassi

MATÉRIAS EM LIBRAS