Sinpro divulga Documento Final do 12º Congresso de Trabalhadoras/es em Educação

O Sinpro divulga, nesta sexta-feira (15), o Documento Final 2022. Trata-se de um caderno virtual que reúne todo o conteúdo aprovado no 12º Congresso de Trabalhadoras/es em Educação (12º CTE) – Um outro Brasil é possível l–, realizado entre os dias 7 e 9 de julho deste ano.

 

No documento, a categoria poderá consultar o capítulo da Tese-guia – “Um outro Brasil é possível! Um outro DF é possível!”, distribuída em quatro partes:  Conjuntura internacional, nacional e local;  Em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada; Organização e estrutura sindical; e Plano de Lutas.

 

Também poderá consultar as Contribuições, divididas em seis partes abrangendo as contribuições dos Grupos de Trabalho (GT) Meio Ambiente; Raça e Sexualidade; Educação Inclusiva com Foco na Educação Especial; Tecnologia na Escola – É preciso não retroceder; Inclusão de Pessoa com Deficiência; Coordenação Pedagógica: um direito a ser valorizado e protegido.  Há ainda os capítulos das Resoluções e das Moções aprovadas pela categoria durante o encontro.

 

Plano de Lutas

 

Nos conteúdos, estão impressas as percepções dos(as) professores(as) do magistério público do Distrito Federal que lutam por outro Brasil e outro DF possíveis. Um dos mais importantes capítulos do documento é o Plano de Lutas,. Ele faz parte da tese-guia, na qual se faz o reconhecimento da crise socioeconômica profunda que acomete quase 215 milhões de pessoas e do desmonte do Estado brasileiro.

 

Entre as percepções e observações dos(as/es) participantes, ressalta-se também o ataque à educação pública, realizado por meio da desvalorização, sistemática, de educadores(as) e pela implantação de projetos, como a militarização das escolas, a educação domiciliar (homeschooling), o Escola sem Partido (Lei da Mordaça), a reforma do Ensino Médio, a mercantilização da educação.

 

O 12º CTE demonstra os motivos da crise profunda em que o País está mergulhado e indica a saída: (re)construir outro Brasil e outro DF possíveis. Contudo, para que isso aconteça, a tese-guia aponta para a necessidade de mobilização permanente na base e na sociedade, com a manutenção do Sinpro-DF atuante nas escolas, a revitalização das plenárias sindicais com gestores e gestoras.

 

No documento estão registradas outras deliberações do 12º CTE, como, por exemplo, a indicação de que, sempre que necessário, as paralisações deverão ser realizadas para pressionar a ampliação de direitos e impedir retrocessos. Além disso, o Plano de Lutas traz mais de 30 ações que englobam lutas econômicas, educacionais e gerais do magistério público do DF e do povo brasileiro, como a revogação de reformas neoliberais, tais como a reforma da Previdência e a reforma do Ensino Médio.

 

Também aponta para a necessidade do cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) e Plano Distrital de Educação (PDE); traça lutas pela recomposição salarial diante do congelamento salarial de 7 anos; e a aplicação da Meta 17 do PDE, garantindo a isonomia entre os trabalhadores em educação com outras áreas com nível de escolarização equivalente. O Documento Final 2022 reúne os conteúdos aprovados que norteiam as lutas do próximo período.

 

Confira a seguir

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS