Sinpro certifica professores e orientadores em curso básico de Libras

Dezenas de profissionais do magistério público foram certificados pelo Sinpro, na última quarta-feira (6/8), no curso de formação continuada do Sinpro “Língua Brasileira de Sinais – Básico”. A iniciativa teve como objetivo propiciar a professoras, professores, orientadoras e orientadores educacionais a aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais, ampliando conhecimentos e fortalecendo os princípios da educação inclusiva.

Turma do 2º Curso de Libras do Sinpro | Foto: Deva Garcia

 

A coordenação do curso ficou a cargo da professora Olga Freitas, que também ministrou as aulas. Olga é pedagoga, doutora em Educação e mestra em Neurociência do Comportamento, dentre outras qualificações.

Foram 120 horas aula que abarcaram temas relacionados aos aspectos históricos e socioantropológicos da Libras; a cultura surda e a importância da acessibilidade linguística; aspectos linguísticos, gramaticais e sintáticos da Libras; vocabulário básico e sua utilização no contexto escolar, além de noções de tradução e interpretação.

O curso vale como aperfeiçoamento, tendo validade para os procedimentos de distribuição de carga horária e para progressão vertical na carreira magistério.

“A formação continuada é um dos pilares para a construção de uma educação pública de qualidade e para a valorização da categoria. Por isso, é um compromisso do Sinpro”, afirma a diretora do Sinpro Ana Bonina. Ela ainda informa que o sindicato realizará ainda neste mês de agosto o módulo intermediário do curso de formação “Língua Brasileira de Sinais”.

“Para participar do módulo intermediário é imprescindível ter participado do módulo básico, com, pelo menos, 75% de presença”, lembra a sindicalista. Todas as informações sobre o curso serão publicadas pelo Sinpro em breve.


Formação continuada

Esta foi a segunda edição do curso de formação continuada do Sinpro “Língua Brasileira de Sinais – Básico”. Em 2024, o sindicato ofereceu cursos com outros temas, como Educação Inclusiva e Elaboração de Projeto de Pesquisa.

Os cursos são ofertados num Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) exclusivo do sindicato, no qual as pessoas inscritas têm acesso a suas turmas, bem como ao material didático do curso e à sala de aulas virtual. Esse ambiente armazena todas as informações necessárias para a condução do curso e para a entrega dos trabalhos solicitados.