Sinpro atua e UnB lança edital de mestrado para orientadores educacionais 

A Universidade de Brasília lançou edital com 20 vagas de mestrado exclusivo para orientadores(as) educacionais. A qualificação atende à necessidade de valorização e formação continuada da categoria e é resultado de um longo processo de diálogo e articulação entre o Sinpro, a UnB, o deputado federal Reginaldo Veras e a Comissão de Orientadores Educacionais.

Na última segunda-feira (3/11), o Sinpro se reuniu com o grupo para esclarecer os detalhes do edital e do processo seletivo, e celebrou a conquista fruto da luta coletiva.  

“O Sinpro seguirá firme em defesa da valorização profissional, do direito à formação continuada e do fortalecimento da escola pública como espaço de transformação social”, disse a diretora do Sinpro Ana Bonina.

O mestrado

As inscrições para o mestrado estão abertas até 23 de novembro, exclusivamente pelo aplicativo Selecta. A taxa é de R$ 200. As vagas são destinadas a orientadores(as) da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) e estão distribuídas nas áreas de Políticas Públicas e Gestão da Educação e Desenvolvimento Profissional e Educação.

Das 20 vagas oferecidas, 15 são de ampla concorrência, quatro para pessoas negras (autodeclaradas e validadas por comissão de heteroidentificação) e uma para pessoa com deficiência.

O processo terá quatro etapas, todas online pelo sistema Selecta. São elas: avaliação do pré-projeto, prova escrita, prova de língua estrangeira e prova oral.

O curso terá duração de 24 meses, com aulas presenciais e remotas, e exigirá participação em grupos de pesquisa, produção de artigos e elaboração de um produto técnico como trabalho final.

A divulgação do resultado dos aprovados(as) para o mestrado está prevista para 24 de fevereiro de 2026, e as aulas devem começar no primeiro semestre letivo do mesmo ano.

Leia o edital aqui. 

Clique aqui para ver o álbum de fotos