Sinpro aponta violência e desmonte da educação como desafios da nova gestão da UESDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) foi palco da cerimônia de posse da nova diretoria da União dos Estudantes Secundaristas do Distrito Federal (UESDF), que tem como presidenta Leticia Resende (CEM 01 do Paranoá) e vice-presidenta Izabella Maia (CEM Paulo Freire – Asa Norte). O evento, realizado na última sexta-feira (11/4), teve a presença do Sinpro na mesa de abertura.

“Nos próximos dois anos, a nova gestão da UESDF enfrentará grandes desafios, entre eles o combate às diversas formas de violência dentro do ambiente escolar e o desmonte da educação. Como estudantes secundaristas, defendem uma educação pública segura, democrática e acessível, tendo como mote a luta contra qualquer tipo de violência, como machismo, assédio, racismo, LGBTfobia ou qualquer outro tipo de opressão”, ressalta a diretora do Sinpro Leilane Costa.

A UESDF, entidade representativa dos(as) estudantes secundaristas, tem papel fundamental na defesa de políticas públicas educacionais, como o combate aos cortes de verbas, a melhoria da infraestrutura das escolas e a garantia de voz ativa aos jovens. A nova diretoria, eleita democraticamente, assume compromissos como: fortalecimento dos grêmios estudantis; luta por transporte público gratuito e de qualidade; enfrentamento à evasão escolar; e defesa de currículos inclusivos e antirracistas.

“O Sinpro sempre estará ao lado da educação. A escola só existe porque existem os estudantes e é por eles que a nossa luta existe, é por isso que nós lutamos, para o fortalecimento de uma educação de qualidade. Nesta luta, a participação dos estudantes é fundamental”, avalia Leilane.

Além do Sinpro, também participaram da cerimônia da posse da UESDF o deputado distrital Gabriel Magno (PT), o deputado federal Reginaldo Veras (PV), representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília, lideranças estudantis e educadores(as).

Edição: Vanessa Galassi