Sinpro alerta sobre novo golpe por chamadas de vídeo
Criminosos estão aplicando um novo golpe via aplicativo de mensagens contra professores(as) e orientadores(as) educacionais. Agora, golpistas se passam por funcionários do escritório Resende Mori Hutchison Advocacia — que presta serviços ao Sinpro — e entram em contato via WhatsApp. Durante a conversa, alegam que há uma “liberação de pagamento de ação coletiva movida pelo Sinpro” e convidam a vítima para uma chamada de vídeo. A partir daí, os criminosos podem capturar senhas, códigos de acesso e interagir com aplicativos abertos no celular.
Para dar mais credibilidade à fraude, utilizam informações pessoais da vítima, como nome completo e CPF, além de mencionar nomes de advogados reais e números de processos.
O Sinpro ressalta que não solicita pagamentos para a liberação de precatórios. Informa ainda que o escritório de advocacia parceiro do sindicato utiliza apenas um número para contato com clientes: (61) 3031-4400 (WhatsApp). Já os números oficiais do Sinpro podem ser conferidos no site: https://www.sinprodf.org.br/fale-conosco/.
Em caso de suspeita de golpe, o Sinpro orienta a bloquear imediatamente o número que entrou em contato e denunciá-lo. Além disso, não deve-se enviar dados pessoais por telefone ou e-mail e realizar depósitos ou transferências de valores. Caso seja vítima do golpe, registre um boletim de ocorrência e informe a OAB.
Para verificar outras modalidades de golpe que estão sendo aplicados, acesse: https://www.sinprodf.org.br/criminosos-usam-novo-golpe-saiba-como-se-proteger/