Seu Osmar, presente!

Osmar Jacinto da Silva, o Seu Osmar, se despediu de nós na tarde desta segunda-feira (17). Com 89 anos de contação de histórias e acordes de sanfona, ele deixa o exemplo de gentilezas e da crença inabalável na luta por justiça social. Uma lição eternizada por mais de 20 descendentes. Entre eles, nossa querida companheira Berenice Darc, diretora do Sinpro-DF.

Seu Osmar era historiador autodidata. Por conta própria, investigou a história dos estados de Goiás e Minas Gerais e da cidade de Planaltina-DF, onde recebeu o título de Cidadão Honorário.

Na bagagem, seu Osmar também leva o “Prêmio Produtividade Rural” de 1981, além de toda uma história linda, que será contada e recontada pelos seus seis filhos e filhas, 13 netos e netas, três bisnetos e por todos que virão, de alguma forma, atrelados a essa figura que gostava de ter esperança no futuro.

Ninguém está preparado para se despedir de alguém que ama. E fazer luta é também plantar solidariedade. É por isso, Berê, que nós do Sinpro demonstramos nosso carinho e nos fazemos presentes neste momento em que a saudade teima em fincar morada.

Que as histórias e o som da sanfona de Seu Osmar continuem a iluminar seu caminho e de toda sua família e amigos, guiando-os em direção à beleza e à alegria da vida.

*O velório terá início às 12h desta terça-feira, na Igreja São Sebastião (Igrejinha Velha), em Planaltina-DF. O sepultamento está marcado para as 17h, na cidade de Unaí (MG).