Servidores de Valparaíso cruzam os braços e prometem lotar sessão da Câmara

O funcionalismo público de Valparaíso participou nesta sexta (23) de sessão na Câmara Municipal, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu parecer favorável aos Projetos de Lei 063 e 064, que dizem respeito ao reajuste da categoria. A proposta será analisada ainda pela Comissão de Orçamento e Finanças em sessão extraordinária na próxima segunda (26). Por se tratar de um tema bastante relevante, o Sindsempem/Val – entidade que representa os trabalhadores municipais – convoca todos os servidores para acompanharem a votação, a partir das 8h.
Pela proposta, que foi enviada à Câmara sem qualquer discussão com o sindicato, o aumento salarial seria de apenas 1,81%, valor abaixo da inflação que chegou aos 2,07%. Os servidores − em estado de alerta contra qualquer projeto de interesse da categoria que for encaminhado ao Legislativo sem a discussão prévia com a entidade representativa−, rejeitaram a proposta e se mantêm prontos para a luta.
Além disso, o funcionalismo reivindica a abertura da mesa de negociações. De acordo com o Sindsepem/Val, nos 15 meses de gestão, o prefeito se manteve totalmente fechado para conversas com a entidade. Outro ponto pleiteado é a revisão dos quatro planos de carreira específicos do município e o funcionamento das Comissões Paritárias de cada plano. As revisões devem acontecer anualmente e produzir alterações que precisam ser encaminhadas pelo gestor ao Legislativo.
“Queremos um reajuste decente que atenda nossas reivindicações e a revisão de cada plano de carreira especifico. É importante, também, que o prefeito abra os canais de diálogo para as negociações da pauta que a categoria aprovou em assembleia”, disse a presidenta do sindicato, Olizia Alves.
Convocação
Por entender que a luta dos servidores de Valparaíso é um enfrentamento de toda a classe trabalhadora, o presidente da CUT Brasília, Rodrigo Britto, solicita das entidades filiadas que encaminhem nomes de dirigentes que possam comparecer à votação do parecer  na próxima segunda (26), às 8h, na Câmara de Municipal de Vereadores e, assim,  engrossar as fileiras de luta e resistência por condições dignas de trabalho.
“Há vereadores que, em vez se preocuparem em legislar e garantir leis que valorizem os servidores e promovam um serviço público de qualidade, atacam o instrumento de luta, enfraquecendo a categoria e sucateando o atendimento à população. Um dos principais princípios CUTistas é a unidade e solidariedade de classe, por isso, essa é a hora de mostramos que estamos unidos e prontos para fortalecer o embate dos municipais”, destacou.
Serviço
Quando: 26/3 (Segunda-feira) – às 8h
Que: Pressão na Câmara Municipal de Valparaíso em defesa de um reajuste decente
Onde: Câmara Municipal de Valparaíso – GO (Rua B, Qd. 06, Lotes 01 e 02 – Parque Rio Branco – Valparaíso – GO)