Seminário "A Cidade e seu Patrimônio" se inicia nesta terça-feira

Apropriação social do espaço, educação patrimonial e gestão do patrimônio urbano são alguns dos temas escolhidos para debate do seminário A Cidade e seu Patrimônio, promovido pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan/DF), entre os dias 1 e 3 de dezembro, no auditório da Escola Parque 307/308 Sul. O evento integra a agenda de atividades anuais do órgão e em 2015 tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância do conhecimento e valorização do patrimônio cultural do DF, que vai além do Plano Piloto, evidenciando a importância da gestão integrada, inclusiva e participativa.
Parte das atividades das Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade, o seminário foi incluído no calendário oficial de eventos do Distrito Federal e busca disseminar, valorizar e promover o patrimônio cultural do DF.
O seminário terá cinco temas que nortearão as discussões: Gestão do Patrimônio Urbano; A cidade, sua alma, sua cultura!; Apropriação Social do espaço; O Patrimônio que vai além do Plano Piloto; e Educação patrimonial – propostas e ações.
Além dos debates, o evento homenageará ações culturais voltadas à preservação e valorização do patrimônio cultural de Brasília. Este ano serão homenageados: Luiz Amorim – T-Bone, pelos trabalhos desenvolvidos em defesa da Cultura no Distrito Federal; e Gloria Bomfim Yung, por seu trabalho Preservartepatrimônio – Ações pedagógicas em educação patrimonial (experiência desenvolvida com alunos da Escola Parque 307/308 Sul). Também se apresentam o músico Sérgio Wunderlich, o Teatro de Bonecos de Jorge Crespo, os repentistas João Santana e Valdenor de Almeida e a Roda de Capoeira do mestre Tiago Baldez.
O evento é voltado a gestores, servidores públicos, estudantes, pesquisadores, educadores e público em geral.
Serviço
Seminário: A Cidade e seu Patrimônio
Data: 1 a 3 de dezembro de 2015, das 8h30 às 18h
Local: Escola Parque 307/308 Sul
Endereço: EQS 307/308
Email: eventos.df@iphan.gov.br
Telefones: (61) 2024 6180 / 2024 6190