Reunião do Coletivo LGBTQIA+ no dia 28 de agosto

O Sinpro convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais para reunião do Coletivo LGBTQIA+ do Sinpro no dia 28 de agosto, às 19h, na sede do sindicato (SIG). Durante a atividade discutiremos questões relacionadas aos desafios, enfrentamentos, além do orgulho e visibilidade lésbica.

 

 

Neste mês duas datas importantes marcam a luta das mulheres lésbicas por dignidade e direitos. No Dia 19 é celebrado o Dia do Orgulho Lésbico, em memória a uma grande manifestação promovida por ativistas lésbicas em 1983 pelo direito de se expressar livremente em um bar de São Paulo. Esse ato é considerado por algumas pessoas como o “Stonewall” brasileiro. Já o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado no dia 26, remete à data do 1º Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido em 1996. Além de propor uma reflexão sobre a invisibilidade de mulheres lésbicas, esta data também é usada para lutar por mais políticas e direitos.

Dentre os convidados para a reunião estão a coordenadora da Secretaria de Assuntos da Saúde do Trabalhador Élbia Pires, que falará sobre As mulheres Lésbicas e a luta por direitos e ocupação de espaços de poder; Anete Lobato, que abordará Maternagem Lésbica; Ana Artoni, falando do Currículo em Movimento, Legislação sobre a importância da formação/informação para o empoderamento e luta das mulheres/ trabalhadoras Lésbicas; da diretora do CEI Gavião, Andressa Vieira, que falará sobre a experiência/vivência diária de Gestora de Escola; e Melissa Navarro, da Cotirno de Vênus, que finalizará dissertando sobre o Lesbocenso.

O Coletivo, ligado à Secretaria de Raça e Sexualidade do sindicato, é uma ferramenta construída pela entidade para contribuir e reafirmar a luta por direitos, contra o preconceito e a exclusão.  Ainda reafirma o compromisso histórico do Sinpro com os direitos humanos de forma geral, e, de forma específica, reforça a luta pelo respeito aos professores(as) e orientadores(as) educacionais em toda a sua diversidade.

Participe!

 

MATÉRIA EM LIBRAS