Professora lança “Uma estrada colorida”: uma obra sobre diversidade e inclusão
A inclusão é um dos temas mais importantes do currículo escolar e assunto constante no dia a dia das comunidades escolares. Na rede pública de ensino do Distrito Federal, o respeito à diversidade e a pedagogia da inclusão são práticas educativas diárias, que visam a transformar a sociedade para assegurar justiça social, cidadania e dignidade a todos(as). Inspirada no tema da inclusão, a professora Rafaela Farias transformou o assunto em livro e, no dia 4 de outubro, a partir das 20h, no Auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro no SIG, ela irá lançar o livro “Uma estrada colorida“.
Ela convida a todos e todas para o lançamento e explica que “a obra aborda, de forma sensível, a importância da diversidade e inclusão em nossa sociedade. Por meio da história da personagem Yane, uma criança que nasceu com pé torto congênito, e seu olhar sobre o mundo, a obra convida a todos e todas a refletir sobre as diferenças que tornam a todos únicos e especiais”.
A inspiração
Professora de Atividades, atualmente do CAIC JK do Núcleo Bandeirante, atuando em Classe Especial, Rafaela conta que o intuito desse livro é o de inspirar e sensibilizar os(as) leitores(as) sobre a importância de promover um mundo mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas e colaborar na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que cada indivíduo seja valorizado por quem realmente é.
O livro conta um pouco da história de Yane, filha da autora, que nasceu com pé torto congênito. A ideia da construção do livro foi por causa da percepção, no dia a dia da escola, da presença de tanta diversidade e da dificuldade que ainda existe em acolher as diferenças. “Como atuo em Classe Especial, percebo ainda muitos desafios para a inclusão existir de fato e a necessidade de abordar cada vez mais o tema”, afirma Rafaela.
“Espero que este livro possa inspirar e sensibilizar leitores sobre a importância de promover um mundo mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas. Assim, podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde cada indivíduo seja valorizado por quem realmente é. Vamos percorrer essa estrada colorida rumo a um futuro mais brilhante e diverso?! Aguardamos vocês no lançamento”, convida a professora.